Ver todos
Gente, blocos, cimento, pisos, canos, armários, chuveiros são só alguns dos materiais de casa e construção que você precisa buscar pra deixar a sua casa do jeitinho que quer. Agora, como escolher cada um pra arrasar nos principais espaços, sejam internos ou externos? Se precisar de algumas dicas, vem comigo que eu te ajudo:
Vai começar a planejar a construção da sua casa ou algum espaço especial no seu terreno? O cimento é um dos itens básicos que precisam entrar no seu radar. Ele é essencial pra fazer fundações, pilares e lajes. Além disso, areia e brita também dão uma força na fundação, já que são fundamentais pro concreto, por exemplo.
O aço pra estruturas de concreto armado, blocos ou tijolos pra subir paredes e madeiras pra vários usos também tão na lista dos itens principais pro início das obras.
Calcular direitinho a quantidade de cada material de construção é muito importante pra economizar e evitar desperdícios! Durante a obra, você vai ter que estimar quantos metros de canos e fios vai usar e a quantidade de azulejo e tijolos, entre outros itens. Pra acertar, cada tipo deles pede uma conta diferente. O fundamental é o planejamento antes de pôr a mão na massa!
Por exemplo, pra saber quantos blocos uma parede precisa, o primeiro passo é descobrir o tamanho dela em metros quadrados. Pra isso, é só fazer o cálculo:
Área da parede em metro quadrado = altura × comprimento
Ou seja, se a altura é de 3m e a largura de 5m, o total dela é de 15 metros quadrados. Daí, você divide esse resultado pela área do tijolo. Pra descobrir esse número, é só fazer a conta:
Área do bloco = largura x comprimento
O padrão da unidade de seis furos é de 14cm por 19cm. Em metros, dá 0,14m por 0,19m. Nesse caso, o resultado vai ser 0,0252 metros quadrados. Arredondando, 0,025.
Pronto, agora você divide a área da parede pela do bloco. No caso desse exemplo, dá que é preciso ter 600 unidades pra erguer a construção. Só que o ideal é calcular 10% a mais, já que alguns podem quebrar durante o transporte ou uso. Então, é só encomendar 660. Essa conta serve pra pisos nivelados só!
Ah, muitos apps disponíveis em lojas de aplicativos nos sistemas operacionais Android e iOS de celulares podem ajudar nessas contas. Agora, é sempre bom considerar que o ideal, no caso de obras grandes, é contar com o apoio de um arquiteto ou engenheiro, tá?
Piso e revestimento são itens que vão fazer diferença tanto no visual como na funcionalidade da casa no dia a dia. Então, é bem importante ficar de olho pra acertar na decisão deles.
O porcelanato é superfamoso pela beleza. É bastante versátil, combinando tanto com área internas como no quintal. A cerâmica é bastante presente em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas, mas também é instalada às vezes em outros espaços e fica bom.
Quer salas e quartos cheios de estilo? Então, o laminado é o ideal. É confortável e fácil de instalar ainda por cima.
A área de serviço não costuma receber tanta atenção como outros cômodos, como a cozinha e a sala, mas é essencial pro dia a dia da casa, viu? Por isso, vale a pena dedicar um tempinho pra planejar bem ela.
É bem simples: contar com tanque, máquina de lavar, varal e armários e prateleiras já dá conta de tornar o espaço bastante funcional. Também é legal prestar atenção na iluminação, já que isso faz toda a diferença pra acertar na quantidade de sabão pra higienizar as roupas e ver se as manchinhas saíram depois da lavagem, por exemplo.
O banheiro é um ambiente que merece um cuidado especial. Os tubos e conexões precisam ser resistentes e trazer boa vedação, viu? Fazer a manutenção deles vai te levar a um quebra-quebra, destruindo boa parte dos revestimentos.
Ah, o ideal é que as louças, como vasos sanitários, pias e bidês, combinem entre si. Os metais, a exemplo de torneiras, chuveiros e registros, também precisam ornar pra dar um visual lindo.
O granito e o quartzo são legais pra bancadas por conta da resistência. Além disso, são fáceis de limpar, o que deixa o dia a dia prático. No piso, vale a pena colocar versões antiderrapantes.
Pros armários, o MDF é uma boa. Dá pra achar versões superestilosas pra combinar com os outros itens do ambiente. A madeira também é ótima e ainda dá um ar clássico pro espaço.
Outra dica: que tal instalar tanto uma luz geral como outras focadas, como LEDs pra clarear bancadas, hein?
O legal da iluminação ideal é que ela valoriza o ambiente ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida na casa.
Além das luzes gerais, no teto, dá pra investir em várias outras. Algumas, como eu te falei, são as de bancadas. Essas são ligadas a tarefas. Outro exemplo é o tipo colocado em escrivaninhas.
A decorativa é um adicional que faz toda a diferença. Você pode colocar abajures, spots e outros itens pra deixar o cômodo confortável e bonito.
Depois de ter tanto cuidado pra deixar a casa como você quer, o ideal é investir pra manter tudo do jeitinho que tá.
Uma dica é apostar em fechaduras de alta segurança pra portas e janelas. Alarmes e câmeras também aumentam a sensação de proteção.
Outra dica pra evitar invasões é a iluminação externa com sensor de movimento, o que ajuda bastante principalmente em regiões sem luzes potentes na rua.
Aqui no Magazine Luiza você encontra vários tipos de materiais de casa e construção lindos, resistentes e super em conta.
Precisa de um apoio pra começar a sua casa? Então, a matéria Saiba o básico: material de construção pode dar uma força. Aproveita pra ler também a Escolha bem o material elétrico!
Aqui no Magazine Luiza você encontra vários itens de casa e construção, desde cimento, ferragem, material elétrico e tinta e acessórios de pintura até piscina, janela e porta de vários modelos. Aproveite!