Ver todos
A casa inteligente é um jeito ótimo de integrar o assistente virtual a um montão de aparelhos pra executar tarefas, sabia? Pois é! Você pode incluir diferentes tipos de equipamentos, incluindo os de segurança, eletrodomésticos e até mesmo sistemas de elétrica e iluminação. Vem comigo que eu te explico!
A casa inteligente, ou smart home, é aquela toda conectada. Os aparelhos ficam ligados à internet e se comunicam entre si por um assistente virtual. Isso permite que você controle e monitore também remotamente pelo celular.
Ou ainda crie rotinas específicas pros eletrodomésticos funcionarem de um determinado jeito, na hora e dia programados. Ou ligar e desligar lâmpadas em horários específicos.
Já as câmeras inteligentes integradas à fechaduras eletrônicas e olho mágico digital mandam imagens em tempo real via smartphone. Aí sim!
Dá pra começar com um kit casa inteligente que vem com lâmpada, tomada inteligente e câmera de segurança, por exemplo.
A automação da casa deve ser feita com itens inteligentes que são reconhecidos pelo assistente virtual. E ainda podem ser controlados por uma central hub ou até pela TV Inteligente.
Ela inclui, por exemplo, a iluminação, com luminárias, lâmpadas e outros itens reconhecidos pela Alexa, Google Home e muito mais. Você diminui a intensidade por comando de voz e ajusta outras preferências.
É possível ,ainda, automatizar o ar-condicionado com placa wi-fi de conectividade escolhida separadamente. Pode gostar também da praticidade de uma lixeira inteligente que abre e fecha sem contato direto e do robô aspirador. É só agendar um horário pra ele ligar e customizar os tipos de limpeza e cômodos que pretende limpar. Prático, né?
A automação residencial é um sistema que permite controlar todos os aparelhos, dispositivos, iluminação, segurança e eletrodomésticos, num só lugar, a partir de um hub, por exemplo. Eles são integrados por Bluetooth e Wi-Fi.
Pra transformar a casa inteira em inteligente, a central controladora, ligada à rede de internet, facilita bastante sua vida!
Inclusive, os que não são conectados ou automatizados, dá pra converter usando a tomada inteligente. A cafeteira elétrica convencional, por exemplo: você deixa o pó de café e água prontinhos e pede pra Alexa ou no app do celular pra tomada ligar ela às 7 da manhã. Já pensou que delícia acordar com aquele cheirinho de café passado?
Dá pra escolher diferentes interfaces pra programar, monitorar, ligar e desligar eles. Por comando de voz em casa, num smart hub touch screen em forma de tela na parede que funciona como central de comando na residência, por exemplo. Ou por apps do celular que checa a partir de qualquer lugar quando tiver fora a trabalho e viajando.
Tem ainda a TV inteligente pra pedir filmes e séries ou emparelhar a outros dispositivos que já vêm com Alexa. Peça tudo por voz sem precisar de botões ou controle remoto.
Com o controle inteligente, inclusive em versão universal, ela acha os títulos e gêneros de filmes que preferir, toca a playlist favorita e põe na lista de séries aquele sucesso que acabou de chegar no streaming!
Aí depende. Além de assistentes virtuais físicos como o Google Home e o Echo Dot e Echo Show da Alexa, os celulares e marcas de eletrodomésticos têm seus próprios, sabia? Pois é! A Samsung conta com a Bixby nos celulares Galaxy, enquanto o iPhone tem a Siri.
Além disso, com a internet das coisas, que deixa lava e seca, geladeiras e outros eletrodomésticos inteligentes, vale a pena baixar apps como o Smart Things da Samsung que liga aparelhos da marca num lugar só. Facinho de configurar!
Então, a escolha vai depender das preferências e também do ecossistema de dispositivos e aparelhos que já tem. Se são da Apple ou Samsung e quais kits de instalação são compatíveis com o assistente virtual que deseja comprar, por exemplo.
Como escolher o sistema de som inteligente pra sua casa?
Escolher o som inteligente ideal pra casa depende do que espera dele e qual o tamanho do lugar. Avalie com cuidado essa parte e onde vai ser instalado.
Ele é com caixas acústicas de piso ou elas vão ser embutidas no forro do teto? Dá, inclusive, pra achar áudio com fio ou sem fio.
Depois, verifique as opções de conectividade com outros aparelhos de áudio e vídeo, e se ele pode emparelhar por bluetooth ou Wi-Fi.
Por último, veja a descrição do fabricante. Qual o alcance do som, equalização e tecnologias que separam graves de agudos? Olha, essas informações podem ser fundamentais pra ter uma experiência de cinema com o home-theater ou console de games!
Os mais avançados permitem personalizar o áudio conforme a mídia, pra ver filme de ação, curtir um jogo de luta ou acompanhar o futebol. Amei!
Você deve conectar lâmpadas inteligentes e outros produtos elétricos inteligentes compatíveis com Alexa. Ligue um dispositivo Alexa como o Echo Dot, Echo Show ou Echo Studio. Ele já deve estar configurado e conectado à rede Wi-Fi.
Em seguida, instale e configure a lâmpada inteligente com a Alexa conforme as instruções do fabricante. Alguns exigem conectar ela à internet por meio do aplicativo do fabricante no celular.
Depois é só vincular pelo app Alexa no celular. Toque no ícone com sinal de mais no canto superior direito, depois em Adicionar Dispositivo e escolha a categoria Lâmpadas. Ache a marca na lista e siga o passo a passo.
Vale ainda dar um nome pra ela, como Lâmpada do Quarto, um jeito fácil de identificar e criar rotinas ou ativações específicas. Diga Alexa, apague a luz do quarto. Ou Alexa, diminua a intensidade da luz pra 50 por cento.
Uma casa inteligente precisa dar segurança, praticidade e automatizar diferentes funções, permitir que sejam feitas independente de ter alguém em casa.
Pra começar, escolha o assistente de voz, como a Alexa ou o Google Assistant. É ele que vai controlar outros aparelhos, sistemas de segurança e sistema de iluminação.
Outra central possível é a do smartphone. Com os apps do assistente virtual e dos produtos inteligentes instalados nele, é fácil criar rotinas e monitorar a casa à distância. Fechaduras inteligentes e câmeras de segurança inteligente entregam um relatório pelo telefone de quem entrou e saiu. Incríveis pra casa de praia ou de campo!
Além deles, pra uma casa totalmente conectada, aposte em eletrodomésticos com Wi-Fi e conexão por Alexa ou celular. Aí sim!
Como deixar a casa mais segura com produtos inteligentes?
Pelas câmeras inteligentes, fechadura digital inteligente com olho mágico e assistente virtual com tela é possível ver quem chegou ou tá tocando a campainha. Com um comando de voz, ela abre as portas pra pessoa entrar. As fechaduras também podem ser acessadas usando biometria.
Se tem um Airbnb ou casa por temporada, dá pra monitorar e controlar remotamente o acesso de quem alugou por diárias e fornecer senhas temporárias. Em caso de tentativa de invasão e vandalismo na fechadura digital e portões, você recebe um alerta por celular.
Já o localizador de objetos ajuda a encontrar chaves, telefone e também pode ser colocado em malas, na coleira do pet e até na mochila de crianças ou cinto de idosos. Ele permite conectar ao smartphone e rastrear tanto objetos como pessoas.
Quanto custa pra ter uma smart home?
Olha, o Echo Dot Alexa custa, em média, uns R$ 300,00. E um kit inteligente com lâmpada, tomada e câmera pra automatizar o básico, sai por R$ 225,00. Adorei!
Na matéria Casa inteligente X economia eu te falo de outros benefícios de automatizar o seu lar, hein!
E em Alexa: saiba mais tem dicas eu trago um montão de atividades pra fazer com ela e facilitar bastante a rotina!
Os itens pra casa inteligente que você quer tão te esperando aqui no Magazine Luiza!