Ver todos
Gente, os instrumentos musicais são equipamentos que ajudam a deixar o dia a dia muito mais bonito. Isso porque, com timbres únicos, eles embalam as emoções no cotidiano. Além disso, aprender a tocar um exercita bastante a mente, podendo melhorar a memória e te tornar multitarefa. Tá pensando em escolher um pra você? Vem ver essas dicas que eu preparei:
Olha, tem muitos modelos bastante diferentes. Até porque, além de guitarras, violões, baterias e outros famosos por fazerem parte da cultura pop, dá pra achar som, instrumentos musicais indígenas e instrumentos musicais africanos, por exemplo.
Então, opções não faltam pra você escolher o ideal. Os principais são:
Instrumentos de sopro
Os instrumentos de sopro fazem fama com a suavidade do som, mas também dá pra achar alguns intensos, viu? Entre eles, tão o saxofone, o clarinete, o oboé, o fagote, a trompa, o trombone e a tuba. Quer aprender a tocar, mas prefere algo compacto e mais em conta? A gaita e a flauta são boas opções!
Instrumentos de teclas
O piano é um dos instrumentos de teclas mais famoso até hoje, mas tá longe de ser o único. Dá pra achar várias versões com timbres lindos e bastante diferentes. O acordeon, por exemplo, é um dos destaques no forró. Já o órgão é bem presente na música sacra, enquanto que o teclado é um ícone do new wave, do rock progressivo da dance music e outras canções pop.
O cravo, o clavicórdio, o celesta e o sintetizador são outros equipamentos desse tipo.
Percussão
A percussão faz toda a diferença na hora de marcar o ritmo das músicas. O pandeiro é bem brasileiro e faz sucesso no samba, por exemplo. É legal pra quem quer começar num instrumento desse ritmo e quer um bom custo-benefício. Gosta de forró? Então, aposte num triângulo.
Já a bateria completa, com bumbos, caixas e pratos é pra quem quer transitar entre vários ritmos.
As opções não param por aí: tem tamborim, bongô, conga, xilofone e maracas de percussão, só pra te contar alguns exemplos.
Quais são os instrumentos musicais de corda?
Os instrumentos de corda são bastante presentes tanto na música erudita quanto na cultura pop, viu? Ou seja, tão muito presentes em tudo que é canto! Além disso, fazem sucesso entre quem quer aprender a tocar porque a maioria é compacta e bem em conta, quando se fala dos tipos básicos.
Alguns exemplos deles são o violino, o violoncelo e a harpa. Na cultura popular, os mais famosos são o cavaquinho, o bandolim e a viola.
Se você quer aprender a tocar um instrumento, a boa notícia é que tem vários jeitos diferentes pra começar a arrasar na hora de fazer música. O mais convencional é investir em aulas. Pra quem gosta de praticidade, vale a pena investir em videoaulas. Agora, também dá pra se inscrever em escolas convencionais.
Além disso, é fácil achar diversos apps que dão uma força nesse estudo.
Um instrumento musical convencional é o tipo mais conhecido, como todos esses que te contei aqui antes. Mesmo entre quem só conhece música de ouvir no dia a dia, conhece a maioria.
Agora, esses não são os únicos. Tem vários outros, que também são conhecidos como não convencionais. É o caso do Theremin, que você toca só aproximando a mão de umas antenas, sem precisar tocar. Dá pra tocar até com copos de vidro com água, que vão criar sons diferentes dependendo da quantidade de líquido dentro de cada um.
Alguns desses são instrumentos musicais reciclados, já que podem ser feitos com materiais usados pra outros fins. É bem criativo!
Ah, os instrumentos musicais infantil também costumam ser chamados de não convencionais, já que muitas vezes não trazem a afinação e a quantidade de notas ideais, por exemplo.
Isso depende da sua afinidade, tá? Algumas pessoas se saem bem na percussão, enquanto outras sentem facilidade com a harmonia e tocam contrabaixo, um violão ou a flauta.
O mais importante, pra aprender a tocar um instrumento, é treinar. Assim o seu talento vai ser trabalhado!
Cada instrumento tem sua característica, mas dá pra melhorar sempre com treino. Por exemplo, instrumentos de percussão pedem uma atenção bem especial na hora de manter um ritmo. Isso porque são eles que vão ajudar toda a banda a manter as notas tocadas no tempo certinho.
Já o saxofone vai precisar que você pratique bastante a força pra soprar. Assim, vai conseguir produzir as notas de um jeito que elas fiquem nítidas e bonitas.
E o piano? Nesse caso, pra treinar a velocidade dos dedos e a posição ideal pra fazer os acordes é necessário dedicação.
Agora, esses detalhes não querem dizer que tocar é difícil. É sempre um desafio que você pode superar com aulas e bastante ensaio. Vale a pena tentar!
Aí vai depender do seu gosto, né? Pra quem prefere sons suaves, uma flauta pode ser incrível. Já os pianos e teclados são ótimas pedidas pra quem adora um som relaxante ao mesmo tempo que curte um ritmo mais agitado às vezes. E, pra tribo do rock, a guitarra é um clássico!
O piano costuma ser conhecido como um dos instrumentos mais completos. Isso porque, com ele, dá pra tocar músicas feitas pra vários equipamentos. É quase uma orquestra num único item!
Não é à toa que muitos músicos que são especialistas em guitarra, violino e até mesmo percussão também sabem um pouco dele.
O mundo é grande e aí pode ter muitas diferenças em cada pedacinho dele. Agora, sem dúvidas, um instrumento musical popular em vários países é a guitarra. Ela tá presente em estilos variados, do rock até o axé. E o piano também é bastante conhecido!
Depende muito da recomendação de cada fabricante, tá? Um equipamento de plástico pede uma higiene diferente daqueles com madeira. E isso pode até influenciar o timbre do instrumento com o tempo. Na maioria dos casos, borrifar um pouquinho de álcool isopropílico e depois passar um pano dá conta do recado.
Quer começar a tocar, mas tá em dúvida qual instrumento escolher? A matéria Instrumentos Acústico ou Eletrônico vai te ajudar. Outra leitura legal é a Instrumentos de corda. Dá uma lidinha!
Aqui no Magazine Luiza tem vários instrumentos musicais. Vem escolher violão, violino, pandeiro e muito mais, como equipamentos de áudio e microfone, na sua loja de instrumentos favorita!