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Cabeçote

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Perguntas frequentes

Olha, o cabeçote é um item automotivo do motor, tá? O interessante é que essa peça é responsável por controlar a entrada e saída de ar e combustível. Aí sim! Além disso, ele é essencial pra evitar o superaquecimento, oferecer uma vedação adequada e outras operações. Quer descobrir detalhes sobre o cabeçote do motor​, junta cabeçote​ e muito mais? Vem comigo que eu te mostro:

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Lu Explica

Automotivo

O que é um cabeçote de motor?

O cabeçote de motor fica em cima do motor e cobre os cilindros, que previne os vazamentos, sabe? É tipo uma tampa que consegue reter onde acontecem as explosões que fazem o veículo funcionar. 

 

Além disso, o cabeçote evita o superaquecimento do motor porque conta com canais que passam o líquido de arrefecimento. Aí ajuda a administrar a temperatura. E no cabeçote tão as válvulas que abrem e fecham pra controlar o fluxo de ar e de combustível que entra no motor e os gases que saem.

 

O interessante é que nos motores a gasolina é no cabeçote que ficam as velas de ignição, responsáveis por dar a faísca necessária pra começar a explosão. Então, essa peça é de materiais resistentes pra aguentar altas temperaturas e bastante pressão. 

 

Qual é a função do cabeçote do motor?

Gente, o cabeçote é essencial porque faz o motor funcionar de um jeito eficiente e controla tudo que entra e sai. Por isso, consegue manter o motor seguro e trabalhando na temperatura certinha. Ele ajuda a passar o calor pro sistema de resfriamento, pro motor não esquentar demais. 

 

Uma das tarefas é fechar a parte de cima dos cilindros que é onde acontece a explosão que gera a energia pro automóvel andar. E no do cabeçote ficam as válvulas de admissão que permitem o fluxo de ar pra combustão. E as válvulas de escape liberam os gases gerados. 

 

E é através da junta do cabeçote​ que ele faz com que não tenha vazamento de óleo, do líquido de arrefecimento que evita o superaquecimento ou gases de combustão. Amei!

 

No cabeçote ficam as velas de ignição em motores a gasolina, que criam a faísca que é essencial pra começar o processo. E também os injetores de combustível em alguns motores mais modernos. 

 

O que danifica o cabeçote do motor?

O cabeçote do motor é danificado por diversos fatores. Falhas no sistema de arrefecimento tipo a falta do líquido refrigerante, termostato com defeito ou radiador obstruído podem superaquecer o motor e empenar o cabeçote.

 

As variações de temperatura talvez causem um choque térmico e trincas no cabeçote. Fora isso, as impurezas no combustível e no óleo estragam as válvulas, os injetores e demais componentes. Também é importante que essa peça seja instalada corretamente pra não comprometer a vedação. O aperto incorreto é capaz de resultar em vazamentos e danos.

 

E se a correia ou corrente falhar, o cabeçote vai sofrer um impacto e prejudicar as válvulas e outros materiais. Agora, a falta de manutenção regular, tipo a ausência da troca do óleo e o monitoramento do sistema de arrefecimento, contribui pro prejuízo do cabeçote. 

 

O que acontece quando dá problema no cabeçote?

Quando o cabeçote tá com problema, o desempenho do automóvel é comprometido, viu? Afinal, a compressão do motor talvez seja perdida, diminuindo a eficiência da combustão e resultando em redução da potência.

 

Além disso, a junta do cabeçote queimada​ pode levar ao vazamento de óleo, do líquido de arrefecimento e até mesmo de gases pro sistema de resfriamento. Isso prejudica o trabalho do motor e causa danos graves 

 

Outros sinais que costumam aparecer quando o cabeçote tá com problemas incluem o aumento da temperatura do motor, uma fumaça branca ou azul saindo do escapamento, engasgos e perda de aceleração. Ruídos estranhos no veículo também tem potencial de indicar falhas.

 

Quais os sintomas de cabeçote ruim?

Um cabeçote ruim pode gerar fumaça anormal no escapamento, superaquecimento do motor e redução de capacidade. Além disso, se essa peça tiver danificada, a compressão dentro dos cilindros talvez seja afetada, o que diminui a eficiência e até dificuldades pra subir a velocidade. 

 

Agora, o vazamento de óleo ou líquido de arrefecimento também é um sinal comum de problemas no cabeçote junta​. Um jeito de perceber o problema são as manchas no chão, sabe? 

 

Outro sintoma são os ruídos incomuns no motor, funcionamento irregular e até mesmo a possibilidade de não ligar por causa de defeitos de compressão ou mistura errada de combustível e ar. 

 

Fora isso, a luz de advertência no painel e a dificuldade de manter a temperatura adequada do motor também podem ser alertas pra condições relacionadas ao cabeçote ou ao sistema de combustão. 

 

Quanto custa retificar um cabeçote?

O preço pra fazer a retífica de cabeçote​ costuma mudar bastante dependendo de alguns fatores, por exemplo, o tipo de motor e a complexidade dos danos. Normalmente, pra motores pequenos de 4 cilindros, o serviço flutua em torno de R$800 a R$1.500 reais. Agora, pros V6, V8 ou diesel, o custo talvez seja bem maior. 

 

Quanto custa um cabeçote do motor?

O valor de um cabeçote do motor varia de acordo com o modelo, se o automóvel é a gasolina, diesel ou flex e até mesmo o número de cilindros. Aqui no site do Magalu dá pra encontrar cabeçote de qualidade por volta de R$1.200 reais. 

 

Já a junta cabeçote preço​ também vai mudar conforme o tipo do veículo e o material usado. Mas é possível achar em torno de R$50 com boas características. Aproveita!

 

Quando queima o cabeçote do carro?

O cabeçote do carro talvez seja prejudicado quando o motor sofre superaquecimento, o que geralmente causa a queima da junta do cabeçote ou danos à própria peça, como empenamento ou trincas. Isso pode acontecer com o cabeçote moto, especialmente nas que possuem refrigeração líquida, por falhas no sistema de arrefecimento ou na lubrificação. 

 

Quanto tempo dura um cabeçote retificado?

Um cabeçote retificado costuma durar bastante tempo, em torno de 50 a 200 mil quilômetros ou até mais. Mas vai depender de alguns fatores como a qualidade da retífica, a manutenção do motor e o modo que o veículo é utilizado.

 

E se quiser saber sobre outra peça automotiva que é essencial pra que o calor do motor fique na temperatura ideal, na matéria Conheça o radiador eu falo o que é esse item e como identificar se ele precisa ser substituído. 

 

Agora, em Protetor para moto: o que é? eu dou dicas de acessórios pra cuidar da motocicleta e deixar ela bem segura.

 

Gostou de conhecer sobre o cabeçote? Ele e outros itens automotivos tão te esperando aqui no Magazine Luiza!

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