1 de 3
Livro - Identificação, Valorização e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural
(cód. magazineluiza.com ckhchh1290)
R$ 55,00
no PixVendido por
Entregue por
R$ 55,00 no Pix
Informações do Produto
Identificação, valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural aborda aspectos relacionados a identificação, valorização e preservação dos bens materiais e imateriais produzidos nas e pelas comunidades. A obra objetiva discutir e aprofundar a análise sobre o papel que desempenham os bens patrimoniais das comunidades na construção da identidade e cultura do local, além da necessidade de desenvolver ações adequadas que fortaleçam a identificação, a valorização e a preservação da memória dos lugares e dos lugares de memória.
Essa temática está presente nos estudos de renomados autores, como Susana Gastal, Marc Auge, Pierre Nora e Marc Ferro, que compreendem os lugares como guardiões das representações e da identidade das pessoas que ali vivem. Representações essas que são e estão impregnadas de poder, desvendadas pela análise fabulosa de autores como Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Francisco Falcon e Michel Foucault.
A produção aborda o papel que o Patrimônio Histórico Cultural desempenha como elemento de representação simbólica da memória coletiva do local e apresenta a contribuição dada pela Nova História Cultural, além do uso da História Oral e da Fotografia como prática de registro para a identificação e preservação da memória das camadas populares e dos lugares em que produzem sua cultura. Analisa a proposta de Educação Patrimonial contida no Guia Básico de Educação Patrimonial, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), expõe o que está sendo realizado na comunidade de Tuparendi (RS) para que o Patrimônio Histórico Cultural do município seja preservado e, além disso, sugere uma proposta em relação ao que pode ser desenvolvido com alunos das escolas ou com uma das séries que estuda a história do município.
Assim, entende-se que as comunidades, enquanto originárias de um processo de materialização e síntese de um passado, constituem verdadeiras fontes documentais da história do local. Este livro permite visualizar um campo enorme de possibilidades em relação ao resgate da memória coletiva das comunidades que, muitas vezes, permanecem sem visibilidade histórica ao valorizar a Educação Patrimonial como um instrumento pedagógico capaz de efetivar a identificação, a valorização e a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural dos lugares em que a vida faz história.