O que é consórcio?
É um tipo de financiamento em grupo, ou seja, várias pessoas entram na mesma categoria e arcam com mensalidade pelo tempo definido no contrato. A quantia fica numa espécie de poupança e a ação não tem taxas de juros ou do Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF.
A partir daí, a instituição responsável por administrar a operação começa a sortear participantes periodicamente pra pagar o total combinado. Esse procedimento vai se repetindo até todo mundo ser atendido.
É um jeito ótimo de separar valores altos, primeiro porque tem uma garantia de recebimento no limite. O segundo motivo é que dependendo, o seu número pode ser contemplado logo no início, diminuindo a espera.
Então, os consórcios são escolhas interessantes se o dinheiro não é uma necessidade imediata e sim parte de um plano de longo prazo. Aí sim!
Como funciona o consórcio?
Vamos lá! Pra começar a empresa responsável pelo serviço define o montante total do investimento por pessoa e divide pela quantidade de meses estipulada. Esse é o valor de cada parcela.
Também fica a critério da instituição determinar as cotas que devem ser vendidas, formando um grupo fechado. As informações são fixadas e aparecem no contrato, então não tem mudanças nas regras durante o percurso.
Conforme as pessoas pagam as parcelas do consórcio serviço é criado um fundo monetário, uma espécie de poupança. A partir desse ponto a administradora começa a fazer o sorteamento de tempos em tempos, escolhendo cotas pra contemplar. Geralmente é um evento mensal, mas com opções periodicidades diferentes, sendo válido o que tá definido nos documentos.
Também tem outro jeito de tentar acelerar a recompensa. Durante o procedimento os participantes podem dar um lance, como se fosse um leilão. Quem se dispor a dar uma parte maior do valor inteiro à vista é premiado. O método não aumenta a quantidade de dinheiro investido, é só um adiantamento de parcelas.
Por último, a administradora costuma cobrar uma pequena taxa de serviço de cada cota. Tem a do fundo de reserva, entre 1% e 4% do total, e a de administração, de 16% a 24%.
Ah, escolher uma categoria definida, tipo consórcio viagens, não obriga a destinar o montante a essa finalidade. É possível receber a quantia na conta bancária e usar em outros objetivos. Interessante!
Como funciona o consórcio de carro?
Olha, é bem parecido com as demais modalidades. Você decide a opção desejada e vai pagando as mensalidades pelo prazo estabelecido no contrato. O primeiro jeito de pegar o dinheiro é sendo sorteado, o segundo é dando um lance à vista.
Como eu falei antes, esse valor é um adiantamento das parcelas, então não altera o total investido. E pelo consórcio Magalu é possível pôr o carro antigo na oferta.
Ao ser selecionada, a pessoa pode escolher receber o montante na conta ou comprar o veículo diretamente na concessionária, lojas ou de particulares. Aí sim!
Como funciona o consórcio de imóvel?
O consórcio imóvel trabalha da mesma forma. Você pensa na opção pelo valor de crédito e a duração dos pagamentos, e resolve a mensalidade conforme o contrato. Quando o seu número de cota for sorteado é só decidir entre depositar o do dinheiro na conta bancária ou usar a carta na própria negociação da casa.
Agora, se tentar dar um lance pra ser contemplado antecipadamente, os serviços do Magalu também aceitam o FGTS e até um outro imóvel ou terreno como parte dessa proposta. Essa quantia vai ter a função de adiantamento de parcela, ou seja, vai reduzir o montante que falta. Legal, né?
Qual é o melhor consórcio hoje?
O melhor consórcio agro ou demais categorias pode se encaixar nas necessidades de cada pessoa. Aqui no Magazine Luiza você encontra uma tradição no ramo de quase 30 anos e oferece opções em condições especiais e dá pra usar carro, casa e até o FGTS, antevendo a contemplação do valor. Amei!
É vantagem comprar consórcio?
Olha, essa resposta vai depender do objetivo final e das preferências na hora de fazer negócios. Porque dependendo da urgência ou finalidade é mais bacana investir em formas de financiamento diferentes.
Primeiro, consórcio veículo ou de outras categorias é um tipo de compra coletiva, onde você começa a pagar as parcelas e, em algum momento dentro do prazo estipulado, é contemplado com o valor acordado. Por isso é importante considerar que não é possível manter em mente uma data fechada pra receber o dinheiro.
Agora, se for sem pressa na aquisição do bem desejado, esse método tem vantagens interessantes. Por exemplo, durante a operação não é cobrado juros ou o IOF. No lugar é incluso uma taxa de administração, de 16% a 24% do total, e de fundo de reserva, entre 1% e 4%. Esses números podem ser vantajosos em relação aos montantes de outros tipos de financiamento ou empréstimo.
Por último, é legal pesquisar a confiabilidade da instituição antes de investir, tá? Pra começar é possível ver se a empresa é ligada à Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, a Abac. Se tá na lista de associados devem seguir as regulamentações definidas pelo Banco Central do Brasil, o Bacen. Assim evita cair em ciladas. Aí sim!
Como adquirir o consórcio no Magalu?
Primeiro precisa ver as opções oferecidas e escolher pelo tipo de item ou pelo valor total desejado. Você consegue fazer isso no consórcio Magalu site, ou pelo app de mesmo nome. Ao terminar a compra, a equipe entrará em contato com a pessoa e confirmará os dados particulares e realizará uma pré-consulta das informações. Depois dessas etapas o contrato é gerado e a transação acertada.
Se ainda tem alguma dúvida sobre o investimento, eu posso ajudar. Na matéria Consórcio Magalu: vem conhecer eu explico de forma geral esse financiamento. Já em Consórcio de carros: saiba mais falo mais da modalidade específica pra veículos. Dá uma lidinha!
Procurando consórcio? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções.