Esportes e atividades ao ar livre: dicas para um verão saudável
Diversão e saúde na estação mais quente do ano!
Ordenar
Filtrar
Ordenar
2 produtos encontrados
Gente, a bola de rugby é um item de esporte e lazer incrível na hora de praticar o exercício. Nele quem participa tenta ir até ao fundo do campo adversário carregando o objeto. E o melhor, a modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde 2016. Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto!
Como eu falei antes, é uma atividade em que a prática acontece num gramado grande. Faz ponto se consegue chegar à ponta oposta segurando a bola e tocar ela no chão. Essa ação é chamada de try.
Tem algumas versões diferentes do esporte, com duas principais. A primeira é a Seven, a modalidade oficial dos Jogos Olímpicos, em que cada time tem 7 pessoas em campo. A segunda é o Rugby XV, de 15 jogadores.
A prática exige força, estratégia e resistência. Além das bolas de rugby, é obrigatório o uso dos protetores bucais pra evitar lesões.
As duas bolas são bem parecidas, mas tem algumas diferenças importantes. A bola de rugby é um pouco mais longa, com 28cm a 30cm de comprimento, e tem pontas mais arredondadas. Já a bola de futebol americano é mais curta e tem pontas mais pontudas.
Outra diferença está nas costuras. A bola de futebol americano tem aquelas costuras bem aparentes, que ajudam os jogadores a segurar e lançar a bola com mais precisão. A bola de rugby, por outro lado, tem costuras mais discretas, porque os atletas costumam passar a bola mais de mão em mão do que lançar a longas distâncias.
E tem mais! A bola de rugby pesa entre 410g e 460g, geralmente um pouco maior e mais pesada que a de futebol americano. Isso faz sentido porque no rugby o contato físico é constante e a bola precisa ser resistente.
No esporte você usa os pés ou as mãos na hora de tocar na bola. E tem algumas regras que precisam ser seguidas.
Qualquer jogador pode chutar pra frente, mas apenas o chutador ou quem tá atrás ou na mesma linha tem permissão de pegar, senão é um impedimento.
Quando sai do campo é cobrado o lateral. Antes da linha de 22m, a cobrança é no lugar de saída. Depois dessa marca, a cobrança acontece onde ela tocou o chão por último.
A pessoa que tem a posse da bola deve se preocupar com o time adversário, porque pode ser derrubada ou agarrada. Essa parte é chamada de tackle, ou placagem.
Ela costuma ser feita de materiais sintéticos, como o poliuretano. Além disso, algumas passam por um tratamento pra serem resistentes à água e fáceis de segurar.
Agora, tem outras especificações importantes na hora de escolher. É formada por 4 painéis, num formato oval. Tem entre 28cm e 30cm de comprimento e a circunferência de 77cm. A pressão interna costuma ser de 65,71 quilopascal, ou KPA, e pesa de 410g a 460g.
Ah, a bola de rugby infantil é menor e mais leve, viu? Assim facilita pras crianças treinarem e jogarem.
Então, o formato ajuda na aerodinâmica dos passes, que podem ser pros lados, pra trás e na diagonal. Ser oval facilita na hora de pegar a bola no meio do movimento e manter ela perto do corpo enquanto corre.
Essa é a razão oficial, mas entre a cultura do jogo tem uma lenda famosa sobre o formato da bola. A história diz que tudo começou em 1823 com um estudante chamado William Webb Ellis. Ele estudava na Rugby School, uma escola na Inglaterra, em que jogavam um tipo de futebol bem diferente do que conhecemos hoje.
Segundo a história, durante uma partida de futebol, o William Webb Ellis fez algo inesperado: ele pegou a bola com as mãos e saiu correndo em direção ao gol adversário!
Esse ato ousado e fora das regras teria sido o ponto de partida pro que hoje conhecemos como rugby. A ideia de correr com a bola nas mãos começou a pegar entre os alunos, e com o tempo, foram surgindo novas regras que deram origem ao rugby.
No início, a bola usada era redonda, como a de futebol. Com a evolução do jogo e a necessidade de segurar e passar a bola de um jeito mais eficiente, a bola começou a se transformar. O formato oval foi adotado porque facilitava o manuseio e a dinâmica do jogo, deixando mais fácil agarrar, passar e correr com a bola.
Olha, em cada ponta do campo, atrás da linha de 22m, tem um poste em formato de H, como a letra. Igual o de outro esporte, o futebol americano.
No Rugby tem alguns jeitos de pontuar. No Try a pessoa chega ao ponto final e toca no chão, vale 5 pontos. Se depois disso tem um chute que passa pelo H, são mais 2 pontos de conversão, ou 3, se acontecer depois de uma falta grave.
Por último tem o drop goal, quando a bola quica, é chutada e atravessa a trave. Nesse caso, é marcado 3 pontos.
Você encontra 3 linhas principais. A bola 100 é considerada de treino, oferece bastante aderência pras mãos e é acessível. Já a 500 é mais estável, ideal pra quem tem experiência. E a última é a 900, de alta performance. Por ser usada por profissionais também é resistente e bem durável.
Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções de marcas conhecidas e confiáveis por quem pratica o esporte. Alguns exemplos são a bola de rugby Wilson, e a bola de rugby Nike.
Olha, os valores da bola de rugby Penalty e de outras linhas podem variar um pouco, dependendo do tipo, se é amador ou profissional, e o material da confecção. Mas o preço inicial costuma ser por volta de 120 reais. Gostei!
Quer saber mais sobre o assunto? Eu dou detalhes do esporte na matéria Futebol americano x rugby.
Já em Calibrador de Bolas: o que é? eu explico sobre esse acessório ótimo na hora de fazer a manutenção dos equipamentos. Dá uma olhadinha!
Procurando bola de rugby? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções.
Diversão e saúde na estação mais quente do ano!
Confira no Blog da Lu as dicas e orientações sobre como selecionar o equipamento certo para diferentes esportes
Vem ver o acessório que vai garantir a diversão da galera