
Quando trocar o disco de freio do carro?
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no PixGente, a junta homocinética é um tipo de autopeça essencial no sistema de transmissão dos veículos, viu? Ainda mais pra carros com tração na parte da frente, ou atrás com suspensão independente. Ela serve pra transmitir velocidade constante da saída do diferencial pras rodas. Quer saber detalhes dessas juntas homocinéticas? Então vem comigo que eu te conto:
A junta homocinética consegue conectar o cubo da roda até o semieixo da transmissão e depois ao câmbio. Isso é ideal pra passar a potência de um jeitinho eficiente e em várias angulações nos eixos. Ou seja, é a peça que leva energia do motor até as rodas.
Além disso, a junta homocinética deixa a velocidade constante e é a responsável pelo movimento contínuo do eixo de transmissão, mesmo com os pneus virados, como nas curvas acentuadas. Aí sim!
É essencial também pro carro ter a capacidade de manobrar e as rodas girarem mesmo se o veículo tiver andando. E caso quebre, afeta o desempenho e a segurança do automóvel!
E olha, como é um item de segurança pro carro, é muito importante fazer a manutenção com frequência, tá? Assim a condução fica bem mais suave.
Então, tem vários jeitos de saber se a peça tá com um tipo de problema, hein! Primeiro, caso ouça sons de clique ou estalos metálicos na hora das curvas, por exemplo, ainda que em baixa velocidade, pode ser que não consiga transferir torque pras rodas.
Outro sinal de que chegou o momento de trocar a junta homocinética é quando dá vibração ao acelerar, ou seja, sentir o carro tremer quando tá com movimentos mais rápidos.
Caso escute ruídos metálicos na hora de diminuir ou aumentar a velocidade, por exemplo, também é um sinal. Dá pra perceber isso durante arrancadas ou reduções bruscas, já que folga em excesso na junta acaba causando impactos nos dentes que ficam na parte de dentro e aí esse faz barulho.
Agora, se vazar graxa perto da roda significa que a coifa de proteção pode ter rasgado. Aí facilita pra entrar poeira e sujeira e acelera o desgaste da junta. Com isso, o carro perde a estabilidade ou fica com respostas irregulares na direção.
Ah, quando for passar por buracos na pista, é bom conferir se faz um barulho porque indica que tá com danos. Resumindo: a dica é checar a coifa com frequência, evitar andar com a peça comprometida e levar no mecânico pra conseguir uma inspeção!
Então, pode variar com o uso do veículo, as condições de rodagem e da manutenção preventiva, por exemplo. Mas, a vida útil costuma ser de 80 mil a 150 mil quilômetros rodados.
A qualidade da peça é um fator importante pra ela resistir mais, viu? Isso porque as opções originais e de marcas confiáveis ajudam a durar mais que as outras versões sem certificações.
O estilo da direção também muda o tempo de resistência. As arrancadas bruscas, girar o volante por completo com o carro parado e as manobras agressivas forçam muito a junta. E se a coifa rasgar e perder graxa, dá bastante desgaste em poucos meses.
Outro cuidado é andar com o peso suportado pelo fabricante, já que veículos sobrecarregados exigem mais da transmissão e de outras peças, combinado?
Olha, como eu falei antes, é ideal evitar girar por completo o volante até o final e acelerar ao mesmo tempo. Além disso, vale fazer inspeções regulares da coifa de proteção e substituir assim que precisar.
Outra dica essencial é dirigir de um jeito suave e sem impactos fortes em buracos e lombadas.
E mais: é bom fazer revisões com frequência pra conferir as folgas na junta e não ter erro, tá?
Então, são vários os fatores que desgastam a peça automotiva. Primeiro, a coifa é ótima pra proteger a junta contra sujeira, água e detritos. Se ela rasgar, a graxa vaza e aí entram impurezas, o que facilita o desgaste.
A falta de lubrificação ou a graxa contaminada também ajudam a junta homocinética a falhar de rapidinho.
Outra causa é dar manobras bruscas, como arrancadas fortes. Elas exigem um esforço maior do que a peça aguenta, colaborando pra junta ficar com folgas.
O impacto frequente é outro fator, sabia? Pois é! Além do transporte de peso acima do que é recomendado, sobrecarrega o sistema de transmissão e aumenta a força sobre a junta. Assim acelera o desgaste.
Agora, se as peças forem de baixa qualidade, também afeta a resistência e a durabilidade!
Com certeza é no Magalu. Isso porque aqui você encontra várias opções e modelos pra escolher a que te atende melhor e é compatível com o veículo. E ainda com um monte de ofertas de junta homocinética preço pra aproveitar!
Dá pra achar duas opções principais. A fixa fica na parte de fora, na ponta do semieixo, próxima à roda. Ela oferece o movimento dos pneus em diferentes ângulos e tá mais sujeita ao desgaste pelas torções ao girar o volante por completo.
A principal função é a de transmissão de torque pras rodas pra virar ao mesmo tempo que o carro faz curvas. E suporta grandes ângulos de movimentação, viu?
Já a junta homocinética deslizante vai do lado do câmbio e compensa as variações no comprimento do semieixo. E ela trabalha junto com a suspensão do veículo, que é no sentido de subir e descer. Essa versão geralmente é mais difícil de desgastar.
E tem ainda a deslizante tipo tripoide que fica nos encaixes da tripeça e apoiada em rolete, que é o item ideal pra diminuir o atrito. Assim também ajuda a conseguir um ângulo maior de operação e do deslocamento axial do eixo homocinético, que serve pra transmissão de torque. Uau!
O melhor é que você encontra opções de junta homocinética do Gol, coifa da junta homocinética, junta homocinética Celta, junta homocinética Palio, junta homocinética da Kombi e por aí vai. Dá uma conferida aqui no Magalu!
Agora, que tal ficar por dentro de mais detalhes de como funciona o acessório? Na matéria Junta homocinética: o que é? eu te conto!
Ah, e pra conhecer outras peças essenciais, é só dar uma olhadinha no que separei em: Acessórios para Carros: Conheça as Últimas Tendências.
Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra a junta homocinética que procura. Vem conferir!
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