O cabo de rede é um acessório que ajuda muito quem quer ter uma internet bem rápida em PCs, notebooks, TVs e outros equipamentos. É só ligar uma ponta no modem e outra nesses aparelhos. Aí o sinal passa por ele e você não precisa conviver com oscilações do wi-fi. Bom, né?
Quais são os tipos de cabo de rede?
Olha, o cabo ethernet, também conhecido como cabo RJ-45, é um dos mais famosos hoje em dia porque tá em diferentes ambientes, de casas a empresas. E cada versão pode ser parecida uma com a outra na aparência, mas cada uma suporta uma velocidade diferente.
Por exemplo, o cabo ethernet Cat5e é básico. Mesmo assim, é bem potente e consegue transmitir 1Gbps por segundo, em distâncias de até 100m. Como conta com um custo-benefício ótimo, é bastante procurado pra casas ou pequenas empresas. Já o cabo Ethernet Cat6, te dá um desempenho melhor que o Cat5e e aguenta velocidades mais altas. Também é uma boa pra empresas de pequeno porte, casas e pros gamers, já que ele transmite velocidades de até 10Gbps em distâncias curtas. Outra versão dele, o Cat6a, suporta essa mesma velocidade até mesmo quando o cabo é longo. Tem ainda o cabo Ethernet Cat7E, que geralmente é escolhido por empresas maiores e data centers, tá? O Cat7 e o Cat7a conseguem transmitir dados a velocidades de até 10 Gbps com um mínimo de interferências. Por fim, o cabo Ethernet Cat8 é o mais rápido de todos. Por isso, ele é ótimo pra data centers, empresas de grande porte e qualquer outro ambiente que precise do desempenho máximo de cabos de rede. Pra se ter uma ideia, ele consegue transmitir dados a velocidades de até 25 Gbps!
Quais outros modelos de cabo de rede existem?
Além do Rj-45, que é bastante famoso, existem outros cabos de rede que podem ser usados. Os cabos de fibra óptica, por exemplo, costumam ser usados pra transmitir dados pra TV, e podem ser encontrados com conector HDMI ou outros. O cabo coaxial, que é ótimo pra ligar antenas à TV, é outra opção na hora de transmitir dados.
O que levar em conta ao escolher cabo de rede?
Além do modelo, é preciso levar em conta alguns detalhes que vão deixar o uso dele melhor no dia a dia, tá? Por exemplo, quanto menor a extensão do fio, melhor a qualidade dos dados. No caso da internet, isso diminui as chances de ela ficar instável. Agora, o sinal da rede também vai depender de outros detalhes, como o funcionamento do roteador e da qualidade da sua operadora de internet.