Gente, o cabeçote é uma peça fundamental pro motor ter bom desempenho, porque ajusta a saída e entrada de ar, viu? Essa parte age como uma tampa nos cilindros instalados no bloco por onde passam os gases que saem do escape e fazem as válvulas funcionarem. Se o veículo tá aquecendo muito, pode precisar trocar. Vem comigo que te conto mais:
- Pra começar, você deve escolher um compatível com a marca e modelo do carro. É só olhar na descrição, combinado?
- Também precisa levar em consideração pra qual tipo de veículo que é. Têm cabeçote próprio pra caminhões, motos, mobiletes e vans a diesel, por exemplo.
- Dá pra encontrar o cabeçote sozinho, só na carcaça, tá? Já o completo, vem com válvulas do retentor e tuchos hidráulicos, válvulas de admissão, escape e balancins.
- Além dos cabeçotes feitos pra motor a combustão de carros, tem pra motos e mobiletes montados num compressor, com ou sem catalisador.
- Ah, se não quiser trocar o cabeçote todo, pode levar algumas partes. Só as válvulas ou o jogo de juntas do cilindro, por exemplo.
- Olha, e pra rodar bem, além da mecânica em dia, os pneus com altura e pressão certinha também são importantes. Na matéria Calibrador de pneus: conheça os tipos eu mostro essa ferramenta pra encher eles.
O cabeçote ideal tá aqui no Magazine Luiza!