A biografia completa de um dos maiores escritores norte-americanos.
A José Olympio Editora traz para o Brasil a biografia Jack Kerouac – King of the beats. Escrita pelo inglês Barry Miles, a obra se baseia em depoimentos de amigos do biógrafo como William Borroughs e Allen Ginsberg e de outros beats. Miles mergulhou a fundo no passado de Kerouac para entender a personalidade perturbada do autor de On the road.
De origem franco-canadense, Kerouac foi o irmão mais novo de uma família cristã e antissemita. Seu pai era dono de uma gráfica e sua mãe uma carola que contribuiu para incutir culpas que perseguiram o biografado até o fim da vida. A morte do irmão mais velho quando Jack tinha apenas quatro anos também contribuiu para a formação do caráter.
O capítulo seis é dedicado a esmiuçar o contexto em que On the road foi escrito. Numa época anterior à construção da grandes rodovias americanas, Kerouac cruzou os Estados Unidos pegando carona, dormiu em acomodações simples e comeu muito sorvete e torta de maçã. Eventualmente arrumava alguns bicos. Chegou a trabalhar na colheita de algodão com imigrantes mexicanos e como vigilante com direito a distintivo policial e uma pistola automática calibre 32.
Essa complexa personalidade é revelada por um escritor que viveu intensamente os movimentos de contracultura nos anos 60. Miles trabalhou na BetterBooks e foi sócio da Indica Bookshop, lendária livraria cujo primeiro cliente foi o ex-Beatle Paul McCartney e onde John Lennon encontrou pela primeira vez Yoko Ono. Com biografias publicadas sobre McCartney, Lennon, Pink Floyd, Dylan Borroughs e Ginsberg, Miles se tornou uma referência em comportamento e cultura da década de 60.