Pra que serve meia ciclismo?
Olha, ela serve como uma camada extra de proteção no exercício, impedindo pedrinhas e galhos de machucarem a pele da região do tornozelo e da panturrilha. E também consegue manter os pés sequinhos, evitando o surgimento de bolhas, frieiras e outros problemas de saúde.
Geralmente, a meia de ciclismo é feita num tecido especial, com uma tecnologia que faz compressão gradual, a pressão é maior perto dos pés e menor conforme se aproxima das coxas. Esse efeito ajuda a melhorar a circulação do sangue durante a prática. E ainda reduz a vibração dos músculos, diminuindo a sensação de cansaço e o inchaço das pernas.
E ainda pode ser de cano alto ou baixo, assim tem como escolher a opção ideal. E são várias cores diferentes e estampas disponíveis, então tá liberado montar um look confortável e estiloso pra pedalar e expressar os gostos e preferências pessoais. Legal!
Pode pedalar com a meia de compressão?
Claro! Atualmente, tem poucos estudos científicos associando a meia de compressão ciclismo a melhora do desempenho no esporte, mas entre quem pratica é considerada uma ótima adição ao vestuário básico.
Como eu falei antes, é uma peça que ajuda na circulação do sangue e diminui a vibração dos músculos durante a pedalada. As ações trazem resultado a liberação do ácido lático, responsável pela fadiga muscular, e a redução do inchaço em percursos longos. Amei!
Agora, a recomendação é usar a meia de compressão ciclismo, específica de treino. Isso porque, além delas, tem as opções indicadas em casos médicos de cirurgia. Essas fazem muita pressão e podem prejudicar o exercício. Também não trazem alguns benefícios, como, por exemplo, a circulação do ar e o toque seco, efeitos ótimos na hora de evitar frieiras e bolhas.
Qual melhor meia para ciclismo?
Então, tem várias marcas conhecidas e confiáveis no mercado, como a Hupi, a Skin Sport, a ASW Peak e a Mauro Ribeiro. Mas esse não deve ser o único critério na hora de escolher o item.
Por exemplo, se tá pedalando em dias quentes, a meia ciclismo branca feita em poliéster e nylon são ideais. Já no inverno e no clima frio dá pra usar as de lã merino, que mantêm o calor do corpo e o pé seco.
Ainda tem as adaptações dependendo da modalidade de exercício. As de mountain bike têm mais proteção nas canelas e são muito resistentes. Isso porque o esporte é praticado em trilhas rurais com vegetação, pedras e galhos no caminho.
Agora, se costuma pegar estradas afastadas pode preferir os modelos que melhoram a aerodinâmica. São feitas em elastano e ficam bem justas na pele. Interessante!
Pode pedalar com qualquer meia?
Sim! Apesar de ter tipos de meias pensadas pra essa prática, qualquer uma consegue ser usada no treino. Na hora de escolher o par é legal prestar atenção em alguns detalhes. Primeiro, é bom ser bem agarrada no pé, assim reduz a chance de ter atrito entre as pernas.
A altura do cano também é uma característica importante. As que chegam até a panturrilha protegem a pele do contato com os detritos e a vegetação ao redor do percurso.
As principais diferenças entre os modelos são a presença de dois benefícios. O material das meias feitas pensando no exercício permite ventilação adequada, assim o suor sai e o tecido continua sequinho. E a meia ciclismo cano longo de compressão ajuda a diminuir o cansaço e o inchaço das pernas. Aí sim!
Como escolher meia ciclismo?
Primeiro, é legal ver opções específicas da modalidade praticada. As de mountain bike, ou MTB, tem um cano reforçado na canela pra proteger a perna de pedras, vegetação e galhos pelo caminho. Já em estradas de asfalto não é necessário ter esse tipo de segurança, mas o tecido bem justo na pele pode ajudar na aerodinâmica e melhorar a performance.
No frio é bom ter pares feitos de lã merino, porque é um material que mantém a temperatura do corpo e permite a ventilação adequada. Ou seja, deixa o pé quentinho e seco. No verão e nos dias de calor, o recomendado é usar as de poliéster e nylon por causa da alta respiração.
Ainda tem a capacidade de resistência à água. Alguns modelos repelem chuva e respingos vindos da estrada molhada. Essa característica ajuda a preservar a frequência de treino, mesmo com o céu nublado. Gostei!
E tem as de compressão. Elas ficam bem ajustadas na pele e melhoram a circulação do sangue. Na pedalada evita o inchaço e a fadiga dos músculos. Mas, olha, dependendo da competição, não é permitido o uso delas nas corridas. Então, é legal conferir os regulamentos antes de vestir.
Ah, uma dica ótima é procurar o kit meia ciclismo se quiser investir numa quantidade maior. Além de ter um valor mais acessível, revezar os pares durante a semana diminui o desgaste. Interessante!
Qual tamanho da meia de ciclismo?
Geralmente, a meia ciclismo feminina vai de 34 até 39. Já a meia ciclismo masculina costuma ser maior, servindo até o 44. Dependendo do modelo, você encontra opções por intervalos, 36-39, mas também tem designs individuais e as separadas em P, M e G.
Pra ver essas medidas é só ir nas especificações do anúncio. Ah, a numeração é a mesma usada na hora de escolher o sapato, tá? Assim, não tem problema de ficar muito largo ou justo.
Qual o material da meia de ciclismo?
Então, geralmente, a meia ciclismo cano alto é feita em poliéster e nylon. São materiais bem elásticos e permitem a ventilação adequada. Mas também tem as de lã merino, uma fibra ótima se você procura um jeito de se proteger do frio e ainda manter os pés secos e arejados.
Caso ainda tenha dúvidas antes de investir, eu posso ajudar. Na matéria Como escolher a meia de ciclismo certa eu dou dicas ótimas. Já em Acessórios para bicicleta eu trago outros equipamentos interessantes na hora da pedalada. Dá uma olhadinha!
Procurando meia ciclismo? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções.