Quais são os benefícios do treino funcional?
Olha, os exercícios funcionais tão super em alta, viu? A praticidade deles e os resultados que trazem por conta é o motivo dessa fama.
Nesse tipo de atividade, você vai focar em movimentos naturais pro corpo, como agachar, empurrar, puxar, levantar e girar. Tudo pra te dar saúde e bem-estar no dia a dia.
Algumas das principais vantagens de treinos funcionais são:
Melhorar a flexibilidade e a mobilidade do corpo
Um dos principais benefícios do treino funcional é que ele te ajuda a melhorar bastante a flexibilidade e a mobilidade no dia a dia.
É diferente de outras atividades esportivas, que tão focadas em músculos específicos. Essa é uma opção pra quem quer trabalhar o corpo inteiro, com agachamentos, alongamentos e movimentos variados. Assim, fica fácil conseguir uma ótima qualidade de vida.
Fortalecer o core
O grupo dos músculos do abdômen, da bacia, do quadril e da região lombar são conhecidos como core, ou núcleo. Eles são chamados assim por conta da importância que têm pra manter o corpo estável e com boa postura.
E o treino funcional dá uma força pra deixar todas essas partes bem fortes e resistentes. É bom até pra evitar dor nas costas, viu?
Dar mais equilíbrio e coordenação
O treino funcional é legal porque os exercícios são ótimos pra praticar equilíbrio e coordenação. Vai ser um desafio importante pro seu corpo, mas é incrível pra melhorar essas qualidades ao longo dos anos.
Ah, vale destacar que essa prática é muito boa pra trabalhar a propriocepção, que é o sentido que ajuda perceber a posição do corpo no espaço. Demais!
Essas são só algumas das vantagens dessa prática, tá? Ela também aumenta a força e resistência, além de melhorar a saúde do coração, ser boa pra perder peso, reduzir o estresse e ser fácil pra praticar por pessoas em diferentes níveis de dificuldade. Vale a pena conhecer melhor!
Como montar um treino funcional em casa?
O treino funcional em casa é bastante praticado por conta da comodidade de fazer exercícios no momento em que preferir. Com um pouquinho de planejamento e os equipamentos ideais, dá pra fazer exercícios de um jeito que se adapte ao que você precisa.
Pra montar uma rotina com essa atividade física, tenha em mente que a ideia dela é imitar atividades do dia a dia. Então, é necessário pensar em movimentos naturais do corpo, como agachar, empurrar, puxar, levantar e girar.
Os equipamentos que costumam ajudar no treino funcional são o kettlebell, halteres, faixas elásticas, bola suíça e barras de exercício.
Colocando o treino funcional em prática
Pra começar, é importante dizer que o ideal é buscar orientação profissional mesmo se você escolher fazer o treino em casa, tá? Assim, vai aprender a fazer os movimentos certinhos pra deixar o seu corpo bem exercitado. Outra dica: comece devagar, respeitando os seus limites.
Antes de iniciar a levantar peso qualquer outro movimento, vale a pena se aquecer. Nessa etapa, você pode fazer polichinelos, correr sem sair do lugar e girar o tronco de um lado pro outro, por exemplo. Isso vai te preparar pra atividade física sem que fique dolorido depois. Uns 10 minutinhos nisso tá ótimo.
Já os exercícios mesmo devem levar por volta de meia hora. Eles costumam incluir agachamento com halteres, flexões, remada com faixa elástica e levantamento terra com kettlebell. O que geralmente é indicado são até 15 repetições de cada. Prancha com elevação de pernas e abdominais na bola suíça também são incríveis.
Aí, um pouco antes de terminar, é hora de começar a te preparar pro descanso. Isso vai dar uma força pra recuperação dos músculos, por exemplo. Alongue bastante as costas, os ombros e o corpo todo.
Ah, não é ideal fazer todos os exercícios todos os dias. Vale a pena revezar. É bom até pra dar ânimo de malhar!
Quais são os melhores exercícios funcionais para iniciantes?
O legal desse tipo de prática é que dá pra fazer vários exercícios só com o peso do próprio corpo ou com equipamentos para treino funcional bem acessíveis.
Um que faz sucesso é o agachamento, que é ótimo pra malhar os músculos das pernas e dos glúteos, além de melhorar a mobilidade de quadris e joelhos. Você fica com os pés na largura dos ombros e se abaixa como se quisesse sentar numa cadeira. O peso é mantido sobre os calcanhares.
É preciso descer até que as coxas fiquem alinhadas com o chão ou o máximo que conseguir acima disso. Daí volta pra posição inicial.
Ah, também dá pra deixar mais intenso esse exercício usando um kettlebell!
Flexão de braço
A flexão de braço é ótima pra deixar a parte de cima do corpo mais forte, em especial o peito, os ombros e os tríceps.
Pra fazer, é fácil. Você começa com o corpo deitado retinho, só erguido pelos braços. As mãos precisam ficar na largura dos ombros.
Aí é só abaixar dobrando os cotovelos, até que o peito quase toque o chão. Depois, empurre de volta pra posição em que começou.
Gostou desse tipo de treino e quer caprichar na malhação? A matéria Elástico para exercício, saiba usar pode te ajudar com esse acessório. Dá uma lidinha também na Bolsa de Gelo: saiba mais, que é bem útil se sentir desconforto depois da atividade física!
Aqui no Magazine Luiza tem corda de pular, kettlebell, cones de agilidade e muito mais pra quem quer caprichar no treino funcional e adora itens de esporte e lazer. Aproveita!