sinopse | Ana Mametto, reconhecida como cantora, atriz e jornalista, desafia limites e explora novos territórios com o lançamento de seu primeiro livro, Pombagira – A Entidade Silenciada. Nesta obra, ela se propõe a conceituar a origem da entidade Pombagira, cultuada nas religiões de matriz africana, baseando-se na literatura existente e nas perspectivas de estudiosos sobre o tema.
A autora mergulha em questões profundas como preconceito, estereótipos, valores, liberdade de crença, perseguição e intolerância religiosa. Apesar de o Brasil ter se tornado um estado laico há mais de um século, garantindo livre escolha e prática religiosa, esses temas permanecem relevantes e resistentes. Portanto, o livro busca expor essas questões por meio da história da Pombagira, uma entidade que emergiu no início do século XX, simbolizando a quebra da submissão imposta às mulheres por uma sociedade patriarcal.
A obra pretende elencar os principais fatores que contribuem para a violência simbólica contra as religiões afro-brasileiras. Além disso, visa ampliar o conhecimento e a compreensão sobre o culto aos orixás e os rituais do mundo mítico, com especial ênfase na Umbanda, destacando a importância da Pombagira na luta pela liberdade e igualdade. Esta é uma leitura essencial para quem deseja entender mais sobre essa rica e complexa tradição espiritual. |
|