Viña Montes é um dos maiores nomes do Chile elaborando fantásticos vinhos tintos e brancos de muita personalidade e imbatível relação qualidade e preço. Sua reputação no Brasil e afora é enorme e seus vinhos estão sempre entre os melhores da América do Sul. O produtor foi o pioneiro dos vinhos de alta qualidade no Chile mais de três décadas atrás. Seu vinho mais emblemático o Montes Alpha Cabernet Sauvignon foi o primeiro grande vinho tinto chileno recebendo enorme reconhecimento internacional. Concentrado e elegante ele foi inspirado nos grandes tintos de Médoc e costuma merecer sempre ótimos prêmios.
Tipo: Tinto seco
País: Chile
Região: Valle de Colchagua
Produtor: Viña Montes
Uva: Cabernet Sauvignon (85%) e Merlot (15%)
Amadurecimento: 45% do vinho foi envelhecido por 8 meses em contato com barricas de carvalho francês em sua 2a e 3a utilização.
Potencial de guarda: Pode ser desfrutado agora ou armazenado por até 6 anos.
Decantar: Recomendado por pelo menos 30 minutos.
Vinhedo: O Colchagua é um dos vales do vinho chileno com maior prestígio internacional, no qual a Vinha Montes foi a pioneira em estabelecer sua produção. Esse vale é localizado na zona central do Chile, a menos de duas horas de carro da capital, Santiago. Nossos belos vinhedos estão localizados em um dos melhores terroirs da região, Apalta. Suas características únicas e localização permitem um exposição suave das vinhas ao sol, o que contribui para uma maturação mais lenta, embora mais completa, das uvas. No mesmo vale, entre a Cordilheira da Costa do Pacífico Sul e o mar, encontramos os nossos vinhedos Marchigüe, imersos em uma paisagem ondulante que termina no Oceano Pacífico (25 km de distância), onde nossas uvas vermelhas amadurecem devagar sob a influência de temperaturas mais frias.
Temperatura de Consumo: 16 a 18°C
Graduação alcoólica: 14%
Visual: Púrpura com reflexos violáceos.
Aroma: Predominância de aromas de frutas silvestres como morango, ameixa e figo no nariz. Notas de creme de cassis se misturam a temperos adocicados como noz-moscada e pimenta-do-reino.
Paladar: No palato, o vinho se sobressai por sua acidez equilibrada, por ser meio encorpado, e por seus taninos incrivelmente macios. O final de boca moderadamente persistente ecoa as notas percebidas no nariz.
Harmonização: Carnes grelhadas e cordeiro