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Coxim do Câmbio

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Perguntas frequentes

Gente, o coxim câmbio é uma autopeça de borracha e metal que fixa e amortece a transmissão do veículo, viu? Isso porque absorve as vibrações e impactos feitos pelo motor, por exemplo, e assim evita que passe pro chassi e a cabine. Quer saber detalhes desses coxins? Então vem comigo que eu te conto!

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Lu Explica

Automotivo

O que é um coxim do câmbio e pra que serve?

Olha, o coxim do câmbio funciona como um suporte que ajuda a diminuir os ruídos dos automóveis.É um item automotivo essencial pra funcionar direitinho.

Serve pra absorver as vibrações do motor, do câmbio e não deixa transmitir pro resto do carro. Demais, né? Além disso, mantém o alinhamento certo das peças e melhora o conforto e a direção. 

Também oferece estabilidade, e atua como um amortecedor. E o legal é que evita os desgastes e falhas prematuras, que podem comprometer o desempenho do veículo. Assim consegue funcionar de um jeitinho suave e prolonga a vida útil.

 

Qual a quantidade de coxins num câmbio?

Então, aí depende do modelo e da marca do carro, tá? Mas, costuma ser de dois até quatro peças. 

O coxim frontal, por exemplo, fica na frente do motor e consegue absorver as vibrações que saem do câmbio. Já o traseiro ajuda a aguentar o peso da transmissão.

E em veículos específicos, você encontra os adicionais na parte da lateral pra oferecer um suporte extra. E o legal é que trabalham em conjunto pra deixar estável e diminuir o prejuízo das peças. 

 

Como saber se o coxim do câmbio tá com problema?

É importante prestar atenção em sinais, como por exemplo o desgaste visual. Se achar fissuras, rachaduras ou diferentes deformações nos coxins, já mostra que tem uma falha, tá? 

Outro detalhe pra ficar de olho são as vibrações anormais e ruídos estranhos na hora de ligar ou desligar o motor. E até ao trocar de marcha. Agora, caso sinta instabilidade ou falta de firmeza na direção, também precisa conferir certinho as peças.

Vale trocar o coxim se checar os sintomas de desgaste e aí é bom levar no mecânico. Nas revisões periódicas, pode pedir pra inspecionar o veículo e um diagnóstico profissional pra confirmar certinho.

 

Quais os cuidados necessários com o coxim câmbio?

Primeiro, é importante manter as peças originais quando precisar mudar, viu? Isso com os padrões da montadora. 

Vale levar em consideração na hora de comprar o kit suspensão, por exemplo, e a dica é evitar o modelo esportivo pros carros rebaixados. E assim ajuda a durar por mais tempo.

Outra parte importante é não acelerar com força, ainda mais em saídas inclinadas. Ou seja, sem pisar fundo a aumentar a velocidade em lugares como lombadas, aclives e rampas de estacionamento. 

Ah, e precisa dirigir e seguir as direções da pista, combinado?  Se a rua tiver muitos buracos, a dica é manter o cuidado. 

 

Como é feita a troca do coxim do câmbio?

Olha, é um processo que requer bastante atenção. Isso porque envolve a sustentação do motor e da transmissão. Mas, o mecânico vai saber fazer direitinho. 

Primeiro, precisa de ferramentas como o macaco hidráulico ou o elevador automotivo, soquetes e chaves combinadas, suportes pra suportar o motor e o câmbio e um novo coxim que seja compatível com o veículo aí.

É importante que o carro fique desligado e levantado pra ficar em segurança. E antes de tirar, é essencial sustentar as peças com um suporte pra evitar que o conjunto se movimente.

Pra soltar o coxim antigo, é só remover os parafusos com cuidado. Depois, precisa colocar o novo no lugar certinho e apertar com a chave pra encaixar bem, tá? É bom dar uma olhadinha no alinhamento do motor e do câmbio pra terminar a fixação. 

Aí é importante retirar o suporte, abaixar o veículo aos poucos, ligar o carro e fazer um teste pra conferir se não tem vibrações ou ruídos no carro. A dica é usar itens de qualidade, compatíveis com o modelo do automóvel e aproveitar a estabilidade e o melhor desempenho.  

 

Do que costuma ser feito o coxim? 

Olha, a peça conta com uma liga metálica de vinil e borracha. Nos importados, por exemplo, vem com materiais a mais pra ajudar a acabar com a trepidação 

E ainda acompanha tecnologias avançadas! Você encontra coxim inferior do câmbio​, coxim do câmbio do Celta​, coxim do câmbio do Corsa​,  coxim do câmbio do Fusca​, coxim do câmbio do Uno​ e suporte do coxim do câmbio​. 

 

Quando trocar o coxim do câmbio?

O ideal é que seja a cada três anos ou então assim que o carro atingir 30.000km rodados. Mas, isso depende da habilidade de quem tá na direção e dos cuidados do dia a dia. 

Vale dar uma olhadinha no coxim do câmbio ruim sintomas. 

 

Qual a diferença entre coxim do câmbio e coxim do motor?

O coxim do motor fica preso entre a peça e o chassi do veículo. Tem a tarefa de absorver as vibrações e diminuir o impacto das forças que faz enquanto funciona. 

É um pouco mais robusto e você percebe os sintomas de desgaste com a sensação de trepidação no volante e no painel.

Agora, o do câmbio tá junto com a transmissão e o chassi. Serve pra suavizar as vibrações da peça e pra manter o alinhamento certinho entre ela e o motor. Também absorve as forças de torções que aparecem assim que troca de marcha. 

Costuma ser menor e os sintomas de desgaste incluem barulhos metálicos, flutuações e por aí vai! 

 

Onde comprar coxim câmbio?

Com certeza é no Magalu. Isso porque aqui você encontra diferentes opções compatíveis com o carro que tem aí. E ainda com os melhores coxim do câmbio preço pra aproveitar! 

Agora, que tal ficar por dentro de outro item automotivo? Na matéria Alavanca de câmbio, aprenda a cuidar eu te conto! 

 

Ah, e pra saber detalhes da peça, é só dar uma olhadinha no que separei em: Coxim do câmbio: o que é?

 

Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra o coxim câmbio que procura. Vem conferir

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