- Olha, no geral, são feitas em liga de aço inoxidável, já que é um material difícil de enferrujar. E podem ser grossas ou finas, medindo de 0 a 12.0 milímetros de diâmetro!
- As agulhas de sutura curvas, que tem ângulo interno de 180 graus, as semi-curvas, que ficam entre 0 e 180 graus, e as retas. Basicamente, o formato pode facilitar o processo, dependendo do local que vão ser usadas.
- Mas também dá pra achar várias opções de pontas diferentes. Como as triangulares, cilíndricas, ovaladas ou quadradas. Só que, nesse caso, quanto mais arredondadas elas forem, menor são os danos causados na pele, viu?
- Já os fundos, onde fica a linha de sutura, podem ser do tipo verdadeiro, que lembra as agulhas de costura comuns, ou falso, que segura o fio como uma pinça.
- Ambos também tendem a ser mais traumáticos pra pele, já que fica com volume maior na extremidade, sabe? Por isso, tem uma outra opção, onde a agulha de sutura e a linha já vem juntas, como uma coisa só. Legal!
- Em todo caso, é recomendado que durante o procedimento, você tenha sempre um porta agulha por perto! Lembrando que, independente do modelo, elas precisam ir pra um lixo adequado depois do uso.
- E se quiser saber mais sobre outras versões desse material, confira a matéria Acerte em cheio na agulha de insulina.
Gostou da agulha de sutura? Encontre tudo o que precisa aqui no Magazine Luiza!