Pra que serve o anel de pilates?
Pra começar, os anéis também são conhecidos como arcos ou círculos mágicos, tá? Eles são peças redondas e fininhas que costumam ser feitas de metal ou borracha. O bacana é que são firmes e flexíveis ao mesmo tempo, ou seja, você até consegue dobrar, mas precisa fazer força pra isso!
Daí, a ideia é encaixar esses acessórios em regiões como braços, pernas e abdômen na hora de praticar pilates e yoga, por exemplo, pra aumentar a potência de cada movimento quando for queimar calorias, criar músculos ou treinar as articulações. Adorei!
Sem falar que o círculo mágico é um sucesso com quem gosta de ginástica e contorcionismo, já que pode ser usado pra expandir a flexibilidade das juntas. A pedida certa pra inovar com torções, acrobacias e posições incríveis!
Além disso, dependendo da sequência de atividades que você faz, esse item esportivo também é ótimo pra melhorar a postura e diminuir dores nas costas. Porque dá pra alongar e alinhar a coluna de um jeito fácil ou turbinar a sustentação do tronco com exercícios próprios.
Quais são os benefícios do anel de pilates pra melhorar a flexibilidade?
O anel de pilates ajuda bastante a deixar as juntas mais flexíveis, já que, quando se estica os músculos e as articulações de uma forma suave e controlada, eles vão aprendendo que podem realizar movimentos maiores. Gostei!
Depois de um tempo treinando com esse acessório, as pernas, os braços, o tronco e o quadril conseguem dobrar cada vez mais sem lesões e machucados. Isso é legal pra aumentar as habilidades do corpo em segurança!
Alguns exercícios feitos com o círculo mágico também dão uma mãozinha pra relaxar e aliviar a tensão dos músculos. Simultaneamente deixam a mente mais leve, facilitam as acrobacias em atividades físicas como a ginástica e a yoga ou em sessões de fisioterapia. Uau!
Outra vantagem de usar o arco de pilates é que ele pode servir como suporte pra momentos em que você precisa esticar o corpo. Dá pra encaixar na sola dos pés ou nas mãos, por exemplo, e controlar os mínimos detalhes dos movimentos. Isso ajuda a se concentrar na técnica e é ideal pra melhorar os resultados!
Qual é a diferença entre o anel de pilates tradicional e o anel de resistência?
Dá pra achar opções diferentes desses acessórios. Os tradicionais têm foco em aumentar a estabilidade e o equilíbrio durante os treinos, pra trabalhar os músculos nas posições e com as forças corretas pra cada um.
O tipo até conta com uma certa firmeza, mas a ideia principal é outra. Por isso, muitos são feitos com um plástico ou metal que dobra mais fácil, sem precisar apertar muito.
Agora, que tal desafiar os músculos? Então, aposte num anel de resistência! Ele é pensado pra aumentar o esforço na hora dos movimentos e deixar o corpo trabalhar bastante.
Cada marca ou modelo tem um nível diferente e alguns contam com sistemas de ajuste pra você decidir se quer uma malhação tranquila ou turbinada. A dica é dar uma olhadinha nas informações da descrição antes de escolher!
Falando nisso, aproveita pra conferir também quando o acessório pesa. As opções mais leves, como as de 350g, são indicadas pra iniciantes. Já as de até 700g são ótimas pra quem já treina faz tempo. Legal!
Como usar o anel de pilates durante os exercícios de yoga?
O jeito certo de trabalhar com o anel de pilates varia bastante dependendo dos objetivos. Por exemplo, pode usar o arco para fisioterapia, flexibilidade ou ganho de força e cada uma das necessidades precisa de movimentos diferentes.
Uma opção legal pra fortalecer o pescoço é apoiar a borda do acessório na testa e empurrar com as mãos em direção à cabeça. A ideia é manter a postura, sem deixar essa parte do corpo se mexer pra perto da nuca.
Posturas clássicas do yoga com anel de pilates
Também dá pra fazer a posição Guerreiro 2, que é um clássico da Yoga, com o anel. Segure o círculo com na altura do peito, alinhe os calcanhares, fique com uma perna estendida pra trás e a outra pra frente com o joelho inclinado.
Continue assim e puxe o aro pra fora dos dois lados até o momento de sair da postura. É ideal pros músculos do peito e do ombro!
Um superalongamento pra coluna com o círculo mágico
E que tal alongar a coluna? Pra isso, sente no chão na pose de borboleta, com as pernas cruzadas. Segure o arco com os braços esticados na altura do peito e, com as costas retas, gire o tronco aos poucos pra direita. Respire fundo e fique por alguns segundos. Depois, é só repetir e virar pra esquerda. Eu adoro!
Aproveite os kits com anel de pilates
Se você gostou do anel flexibilidade e quer criar um treino completo com ele, pode investir em conjuntos que vêm com bolas, fitas e outros itens esportivos que combinam bem com esse acessório.
A vantagem é que, assim, dá pra praticar bastante de onde tiver, seja a academia, um pedacinho em casa, um parque ou mesmo o quarto do hotel numa viagem. A melhor opção pra manter os exercícios em dia!
Por falar nisso, os círculos mágicos são muito leves e portáteis. Costumam apresentar entre 30 e 40cm de diâmetro, que é a medida entre uma borda e outra. Aí cabem em malas e mochilas espaçosas.
Ah, é importante consultar um profissional de educação física ou fisioterapia antes de começar a praticar, hein? Essa pessoa pode ajudar a encontrar os melhores exercícios que combinam com os objetivos e o estado de saúde do corpo.
Quer saber mais sobre as vantagens das bolas pra realizar atividades? Na matéria Bola inflável Exercite-se em casa! eu te conto um pouco mais sobre o assunto.
Já se tiver montando uma série pra aumentar a flexibilidade, vale a pena conferir as dicas que eu separei na matéria Alongamentos pra mobilidade: conheça.
O anel de pilates que você precisa tá te esperando aqui no Magazine Luiza. Vem ver!