- Olha, o controle do fluxo costuma ser feito de dois jeitos. Na taquimetria, o líquido passa por um mecanismo, movimentando o imã ou hélice e fazendo a marcação.
- Além disso, esses hidrômetros podem ser monojatos, quando a água percorre um sentido. Já as versões multijato têm o trajeto de ida e volta e costumam oferecer mais estabilidade pro mecanismo interno.
- O segundo jeito de controlar o fluxo é o volumétrico. Ele usa câmaras internas que se enchem e esvaziam conforme a passagem do líquido. É um modelo muito preciso e indicado pra condomínios.
- Agora, o tamanho do hidrômetro é medido por dois fatores. A grossura do encanamento pode variar bastante e costuma vir indicada em polegadas.
- Já a vazão é a força da água que o equipamento suporta e é representada pela sigla QN. Em residências, as opções de até 1,5 são ideais. Já pra condomínios e indústrias, geralmente é necessário um fluxo maior.
- Ah, quer conhecer outros itens muito importantes na hora de construir uma casa? Dá uma olhadinha na matéria: Eletrodutos e tubos: vem conhecer!
Procurando hidrômetro? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções.