O que é miniband?
Olha, a miniband é uma faixa elástica que mede entre 15cm a 25cm e, geralmente, é produzida à base de látex ou borracha bem resistente. Muito legal pra quem ama praticar atividades fitness e musculação em qualquer lugar. Até mesmo num cantinho aí no apartamento, viu? Pra melhorar, ela ainda protege de lesões e traumas musculares na fisioterapia e medicina esportiva.
As faixas potencializam bastante os treinos de força, equilíbrio e alongamento. E vêm em cores variadas, cada uma com um grau de resistência e de dificuldade, tá? Dá pra começar pelas mais leves, desde o nível iniciante, de um jeito bem leve, e depois ir trocando até chegar na que cria maior intensidade.
Os principais exercícios com ela são pra fortalecer e tonificar os músculos. É ótima pra variar uma série de musculação que já conhece. Basta trocar os tipos de movimento, posições ou a band, pra deixar ele mais desafiador.
Sem contar que a miniband não ocupa espaço. Dá pra sair do sedentarismo aí na sala de casa mesmo e mudar o alongamento e a flexibilidade do corpinho! Fora que é uma atividade recomendada pra pessoas de qualquer idade e condicionamento físico pra uma rotina mais saudável, né?
Qual a diferença entre miniband de resistência leve, média e pesada?
A miniband resistência leve é a mais tranquila pra quem tá começando agora, porque exige menos força pra esticar. Tem também a categoria de miniband resistência média, indicada pra colocar dificuldade e resistência em exercícios pensados pra iniciantes.
Já na miniband pesada, a resistência máxima equivale a 9kg. Ela costuma ser usada em séries de musculação avançadas e pra pessoas com condicionamento físico de quem já treina há algum tempo, viu?
Se preferir, ainda tem as minibands extrafortes, que trazem um belo desafio. Com essas faixas de grande resistência, o treino funcional fica bem intenso, o que te ajuda a definir músculos, perder mais calorias e atingir outros objetos rapidamente.
Quais os benefícios do uso de miniband no fortalecimento muscular?
A miniband pra fortalecimento muscular é uma faixa pra criar resistência extra. Você vai trocando de cor pra manter a mesma rotina de exercícios, mas tornar o grau de dificuldade maior. É um jeito legal de estimular o crescimento muscular e dar mais tonificação, hein?
Isso é muito eficiente pra aumentar a força, sabia? Pois é! E olha, ela trabalha músculos individualmente, mas pode ser posicionada em diferentes partes do corpo pra focar em grupos musculares simultaneamente. Uma vantagem é que melhora a flexibilidade também no alongamento!
Por exemplo, acima dos joelhos, durante agachamentos, ativa os músculos do quadril e das coxas. E nos tornozelos, numa abdução de pernas, tonifica os músculos glúteos médios. É possível montar uma enorme variedade de séries localizadas, como agachamentos, lunges, extensões de quadril e muito mais!
Outro detalhe é que as minibands exigem que você mantenha o equilíbrio e a estabilidade durante as posições e repetições. Isso é muito bom pra ativar músculos e ajudar a prevenir lesões. Além disso, são versáteis e se adaptam a uma variedade de treinos de curta, média e longa duração. Tanto em casa, como na academia e até se quiser continuar com a rotina fitness em viagens.
Leve um tapete de yoga pra praticar exercícios na posição deitada ou sentada e pronto! Inclusive, com as minibands, é possível colocar o aquecimento e o alongamento em dia antes de uma caminhada na esteira ou no elíptico, uma corridinha no quarteirão ou aquela aula muito intensa de cardio, por exemplo.
Quais áreas do corpo dá pra fortalecer com miniband?
Olha, a miniband é boa pra ativar os músculos glúteos. Experimente exercícios como abdução de pernas também, abrindo e fechando elas lateralmente, com o uso da faixa. Ou a ponte de quadril, na mesma posição, só que com a miniband acima dos joelhos.
Agachamentos com miniband para fortalecimento muscular são outro jeito ótimo de deixar o quadríceps da coxa e a parte posterior da coxa, conhecida como isquiotibiais, um arraso! Já o agachamento sumô e a prancha lateral são duas posições pra trabalhar os músculos da região pélvica e do core.
Agora, prefere aumentar a resistência de ombros e braços? Então, coloque a miniband sob os pés e segure as alças com as mãos pra fazer elevações laterais, viu? E que tal usar em exercícios de remada ou rotação do tronco? Isso ajuda a fortalecer as costas e a lombar, sabia? Pois é!
Como usar miniband pra treino de pernas em casa?
As minibands são excelentes pra treinar pernas e glúteos em casa. Um exemplo de exercício simples é colocar a miniband logo acima dos joelhos e manter os pés afastados na largura dos quadris. Faça agachamentos usando a faixa pra turbinar a resistência.
Já pros tornozelos e panturrilhas, coloque a miniband na altura dos tornozelos e realize movimentos de flexão com ela, que vão fortalecer a batata da perna. Se prefere uma abdução de pernas, fique em pé com os pés juntos e levante uma perna lateralmente com ajuda da faixa. Mantenha a outra equilibrando o corpo. Depois, troque as posições.
Tem também a elevação de pernas. Pra isso, apoie os joelhos e mãos no chão. Use a miniband acima do joelho. Levante uma perna pra trás, mantendo o joelho bem flexionado pra dar equilíbrio, e depois mude de perna.
Caso ainda tenha dúvidas pra escolher, tem mais dicas na matéria: Ruber band: use!
E se quiser treinar em qualquer cantinho, eu separei outras sugestões com outro item que não ocupa espaço. Dá uma olhadinha em: Elástico para exercício: saiba usar!
Gostou? A miniband que você procura tá te esperando aqui no Magazine Luiza!