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Livro - Fé, Festa e Folkcomunicação
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Informações do Produto
O livro propõe-se a analisar a Festa de Santo Antônio como processo comunicacional na formação do imaginário e da identidade quilombola em Cananéia, litoral sul de São Paulo.
A obra apresenta como referencial teórico os estudos culturais, o pensamento latino-americano e os estudos do imaginário para entender o contexto sociocultural do quilombo em questão, considerando as conexões entre conceitos, tais como: comunicação, comunidade, cidadania, cultura popular, globalização, identidade, imaginário, hibridismo cultural, religiosidade popular, tendo como expoentes: Raymond Willians, Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Jesús Martín-Barbero, Luiz Beltrão, José Marques de Melo, Ana Taís Portanova Barros, Magali do Nascimento Cunha, Gilbert Durand, Mircea Elíade, Riolando Azzi, Eduardo Hooarnet etc.
A autora, além da utilização da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou também da pesquisa etnográfica, tendo como principais técnicas: a observação participante e a realização de entrevistas com membros da comunidade quilombola do Mandira.
O seu conteúdo resulta em uma reflexão de que os quilombolas, enquanto populações marginalizadas, desenvolvem sua identidade, seu imaginário e seus meios de comunicação por meio das expressões folkcomunicacionais de suas práticas religiosas, como a Festa de Santo Antônio, permitindo a construção coletiva, a manifestação de seus sentimentos e o encontro de proteção diante das injustiças sociais que constantemente sofrem.