Inteligência emocional é a chave para se sentir bem consigo mesmo e para se relacionar bem com as pessoas. É algo que se constrói todos os dias, e atingir bons resultados exige trabalho e dedicação.
Em Habilidades emocionais, há diversas possibilidades para a reflexão sobre a inteligência emocional intrapessoal (aquela que se desenvolve individualmente) e a interpessoal (aquela dimensão da emoção que se faz na interação com outras pessoas).
Seu nível de inteligência emocional é sua capacidade de entender e reconhecer suas próprias emoções e reações. Em essência, é o seu nível de autoconsciência. Ser capaz de controlar, gerenciar e adaptar seu humor, emoções e respostas através da autogestão. Ter as habilidades para motivar-se através das emoções e, em seguida, tomar as ações apropriadas para se comprometer e seguir, é uma habilidade aprendida.
Também é uma habilidade poderosa ser capaz de reconhecer e discernir os sentimentos dos outros, estabelecendo uma conexão e ganhando confiança. Ser capaz de construir relacionamentos, se relacionar com outras pessoas em qualquer situação social, trabalhar como parte de uma equipe e negociar quaisquer conflitos que possam surgir, são elementos centrais importantes da inteligência emocional social.
É fácil ver como a inteligência emocional social desempenha um papel muito importante em muitas áreas da vida. Ela desempenha um papel crítico em todos os aspectos da qualidade de nossa existência profissional e pessoal.
Componentes