1 de 3
Livro - O poder da administração ética
(cód. magazineluiza.com 609039600)
R$ 49,90
no PixVendido por
Entregue por
R$ 49,90 no Pix
Informações do Produto
"""Ao começar a escrever um livro sobre ética, lembramo-nos da história do jovem inglês que acabava de ser eleito para o Parlamento. Entrando no plenário pela primeira vez, procurou um dos veteranos e perguntou: — Diga-me uma coisa, o senhor acha que eu deveria participar hoje do debate? O veterano examinou-o com olhos penetrantes e respondeu: — Para ser honesto, jovem, eu lhe recomendaria ficasse calado. É melhor que as pessoas se perguntem por que você não falou do que por que falou. O mesmo conselho poderia ser dado aos autores livro sobre ética no mundo dos negócios.
Muita gente nos disse: — Vocês são mesmo corajosos para falar sobre ética. Tratar de um assunto como esse é como desamaranhar uma linha de pesca. Quanto mais a gente se esforça, mais complicada fica a coisa.
Mas como acreditamos no pensamento positivo, nos deixamos dissuadir por essas advertências. onde quer que nos viremos hoje em dia, vemos sinais de deterioração ética. No governo, por exemplo, o escandalo dos tíquetes de estacionamento na cidade Nova York acabou levando para a prisão alguns dos principais líderes municipais. No mundo dos negócios, vemos jovens brilhantes ganhando dinheiro sujo com uso de informações confidenciais. Na educação, incidentes como o ocorrido na Universidade Metodista do Sul, que perdeu sua licença para jogar futebol por causa de propinas dadas por baixo do pano a jogadores, aparecem em todos os jornais.
Evidentemente, todas essas pessoas, muitas delas cidadãos supostamente respeitáveis, e todas bem-educadas, pensavam que tinham que trapacear para vencer. Elas, e tantas outras, acreditavam que tipos decentes sempre bancam o pato.
Nós não pensamos assim. Acreditamos que administradores éticos são administradores eficazes. Acreditamos que um código sério de moralidade em qualquer negócio constitui o primeiro passo para o sucesso. Neste livro, esperamos provar esse ponto.
Muitas pessoas nos perguntam: ""Como é que vocês dois vieram a trabalhar juntos?"" Reconhecemos que um pastor e um consultor de administração de empresas constituem uma dupla estranha. Mas logo depois de termos sido apresentados por Larry Hughes, presidente do Hearst Trade Book Group e ex-presidente de nossa editora, a William Morrow and Company, descobrimos que acreditávamos nas mesmas coisas.
Concordamos que conduta ética tem a ver com respeito próprio. Sabemos que pessoas que se sentem bem consigo mesmas possuem o que é necessário para resistir a pressões externas e para fazer o que é certo, e não o que é meramente conveniente, popular, ou lucrativo.
Pensamos também que formaríamos um bom time num livro de ética no mundo dos negócios porque, ao longo de nossas carreiras, tentamos ambos abordar assuntos aparentemente complicados e discuti-los em linguagem simples e que pudesse ser facilmente compreendida. E foi isso que O poder do pensamento positivo e O gerente-minuto conseguiram.
Escolhemos a forma da parábola porque acreditamos que histórias constituem a melhor maneira de ensinar. Convidamos você a ser o atribulado gerente desta história. Mas procure resistir à tentação de duvidar da aplicabilidade das circunstâncias de nossa história, porque elas não correspondem exatamente à sua situação. Mesmo que você não seja um gerente de vendas, ou sequer atue no mundo dos negócios, o tipo de situação que descrevemos contém elementos comuns a todos os dilemas éticos. Por isso mesmo, há ensinamentos para todos neste enredo simples.
O poder da administração ética destina-se a você — na verdade, a todos nós que alguma vez sentimos a tentação de nos desviar daquilo que sabemos que é o certo a fazer. Destina-se também a gerentes que gostariam de saber o que fazer para ajudar a criar um ambiente de trabalho sadio, onde ninguém tenha que trapacear para vencer. Temos esperança de que o que dizemos aqui o ajudará a tornar sua vida, e as vidas das pessoas a quem ama e com quem trabalha, mais alegres, produtivas e felizes. As lições de ética dadas nestas páginas são, na verdade, lições de vida desde tempos imemoriais.""
- KENNETH BLANCHARD NORMAN VINCENT PEALE 1988"