sinopse | Um dos grandes desafios das cidades são problemas de trânsito originados pelos constantes congestionamentos, pela poluição do ar e por incidentes veiculares. O elevado número de veículos é a principal causa desses problemas, fazendo com que a infraestrutura de transportes projetada atue muitas vezes na sua máxima capacidade. O bom planejamento das redes de transporte é essencial para o avanço econômico, com efeitos de longo alcance na sociedade e no meio ambiente, e pode ser o catalisador para a transformação das comunidades. A fim de ajudar os gestores de tráfego a avaliar futuros projetos na área de transportes de forma confiável, a modelagem de equilíbrio de redes se torna uma importante ferramenta. Esses modelos são particularmente significativos em termos de economia de investimento público e em como lidar com os atuais problemas de trânsito. Neste livro, endereçado a estudantes e profissionais que atuam na área, são apresentados os fundamentos básicos da modelagem de equilíbrio em redes de transporte, buscando compreender melhor como os veículos se locomovem e como os motoristas definem as suas rotas. Com foco na discussão do problema de alocação de tráfego, são apresentados os princípios básicos para se obter uma ampla compreensão analítica de como resolver o problema de distribuição dos padrões de fluxo de veículos em uma rede. Trazendo uma abordagem clássica de equilíbrio de redes, são apresentados os significados matemático e prático de variáveis, as funções, os princípios básicos e os algoritmos, bem como as novas abordagens emergentes na literatura. |
|