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Livro - Competências em gestão
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As competências técnicas que nos levam a progredir na carreira perdem efetividade nas posições elevadas.
Em lugar dessas competências duras (hard skills), brilham as competências brandas (soft skills): liderança, presença, trabalho em equipes e competências sociais e emocionais. Essas competências formam estilos autênticos, são difíceis de padronizar e de educar, consumindo muito tempo e reflexão para serem desenvolvidas. Paulo Sabbag recomenda algumas técnicas para desenvolver as competências brandas mais requisitadas para posições de gestão e direção.
A presença executiva define o novo perfil de liderança. Formar e desenvolver equipes é outra competência exigida em ambientes onde a coesão e mútua coordenação ditam a atuação. A técnica e a arte de comunicar amparam as inteligências sociais, sem a qual nem equipes nem lideranças prosperam.
Quando a comunicação é falha, a presença e a influência falham. As técnicas e atitudes de negociação são discutidas. Quando falha a negociação, a gestão de conflitos impera. Quando falha a gestão de conflitos, podem eclodir crises.
Ganham relevância alguns papéis sempre esperados de gestores e diretores: ajuda (coaching), mentoria, tutoria e aconselhamento.
A comunicação ganha tal dominância na gestão, que passou a usar atributos que fizeram das narrativas a principal maneira de fazer e contar histórias: storytelling.
Este livro se destina a todos os que adotam protagonismo ao lidar com sua trajetória profissional, e que estão imbuídos da noção da aprendizagem pela vida toda, o que os leva a buscar habilidades e competências que complementem a sua atuação profissional.