Nem sempre é fácil confiar nos planos de Deus. Em O que dizem as mães e filhas da Bíblia, a jornalista Shannon Bream mostra que a fé, muito mais do que uma linha reta, costuma ser uma aventura tortuosa, na qual o fim é sempre surpreendente e recompensador.
Quando Joquebede se arriscou para proteger a vida de seu filho Moisés, ela jamais imaginaria que o plano de Deus para Moisés poderia envolver o exílio e uma jornada perigosa. Mesmo assim, no fim das contas, viu que tudo isso era parte de um plano maior para libertar Israel da escravidão. Outra mãe da Bíblia, Rebeca, fez escolhas terríveis na tentativa de que seu filho ficasse marcado na história. De Eva a Sara, de Rebeca a Raquel e Lia, a maternidade tem um papel central nas primeiras histórias bíblicas. Contudo, quase não vemos essas mães interagindo com seus filhos ou as filhas interagindo com seus pais.
Por meio dessas e de muitas outras histórias, Shannon Bream lança luz sobre as histórias dessas mulheres em O que dizem as mães e filhas da Bíblia. A autora explica a conexão intrínseca entre a fé e as relações familiares — e como os planos imprevisíveis de Deus podem redefinir a maneira como pensamos a família. Ao dar voz às mulheres bíblicas, com todos os erros e acertos que as tornam humanas, a autora permite que nos identifiquemos com elas. Podemos entender, enfim, como Deus usou a história das mães e filhas na Bíblia para concretizar Seus planos divinos — e como Ele continua fazendo o mesmo em nossa vida até hoje.
Ao final de cada capítulo, Bream organiza, ainda, perguntas que auxiliam na compreensão e reflexão de cada uma das nove histórias analisadas. Assim, a autora abre o caminho para as valiosas lições e insights que podem ser retirados de cada uma dessas famílias bíblicas. O que dizem as mães e filhas da Bíblia é um livro poderoso e reconfortante que mostra que, ainda que não seja da maneira que esperávamos, Deus sempre cumpre Suas promessas.
“Seja você mãe, filha, tia, sobrinha ou prima, eu tenho certeza de que terá a chance de se identificar com os desafios, medos, angústias e alegrias que algumas dessas mulheres da Bíblia passaram.” – Fernanda Witwytzky, autora de Enquanto isso, Casal imperfeito e As primeiras quatro estações