Gente, os equipamentos de áudio são aparelhos ideais pra quem ama ouvir música! O bom é que tem várias opções incríveis pra aproveitar em grupo ou sem companhia, desde as clássicas até as mais modernas. Demais! Quer conhecer alguns dos modelos e ver dicas pra escolher? Vem comigo:
Usar o Bluetooth é um jeito legal de tocar as músicas do smartphone em caixas de som, tá? Esse sistema deixa os eletrônicos conectados e livres de fios pra você ouvir canções clássicas ou os sucessos do momento num volume bem alto!
O primeiro passo pra fazer isso é checar se os dois aparelhos contam com essa tecnologia. A informação costuma tá no manual de instruções, na descrição ou até nas configurações. As peças também podem ter um símbolo azul parecido com uma letra X misturada com um B.
Daí, você precisa ligar a função na caixa de som Bluetooth e no celular. Em versões com Android, dá pra ativar pelo menu de acesso rápido. É só deslizar o dedo de cima pra baixo na tela, procurar pela opção com esse nome ou com o sinal da tecnologia, tocar nela e segurar por 2 ou 3 segundos.
A próxima etapa é parear o som com o telefone. Pra isso, navegue pela nova tela que aparece, clique em Procurar e espere o equipamento listar os eletrônicos disponíveis. Por último, ache o nome ou modelo do alto-falante e clique pra selecionar. Prontinho!
Olha só, esses dois tipos de fone de ouvido contam com vantagens incríveis. Mas as diferenças entre eles ajudam a decidir qual é a melhor opção pra cada caso ou gosto. Aí sim!
Por exemplo, os headphones costumam fazer sucesso na hora de ouvir músicas, assistir a filmes ou maratonar vídeoaulas com muita concentração. Eles são equipados com duas almofadinhas e um arco que encaixa em cima da cabeça pra manter os alto-falantes pertinho das orelhas.
Já o headset é a pedida certa pra participar de reuniões online, gravar conteúdos pra internet, atender ligações, usar o gravador de voz ou transmitir jogos ao vivo, por exemplo. Uma diferença importante é que esse tipo vem com um microfone embutido e o áudio pode sair só de um ou dos dois lados. Gostei!
O melhor é que você acha opções tanto de headset como de headphone Bluetooth. Eles são ideais pra quem busca um fone sem fio moderno pra conectar no celular, em computadores, notebooks e até tablets.
Agora, se a ideia é turbinar a potência do som da televisão, vale a pena conhecer o home theater, outro tipo de caixinha de som. O sistema é formado por um monte de alto-falantes que precisam ser colocados em posições diferentes, como ao lado, em cima ou atrás do monitor. Assim, dá a sensação de que as vozes e músicas tão vindo de várias direções!
O soundbar também tá com tudo! A diferença é que esse é um equipamento compacto em forma de barra, o que é ótimo pra deixar o áudio da telinha turbinado sem ocupar muito espaço.
Além dos modelos com fio, dá pra achar versões equipadas com Bluetooth. O bom é que, nesse caso, dá pra usar as caixinhas mesmo com a TV desligada e conectar com a lista de reprodução do celular. Amei!
Precisa de um aparelho de rádio pra ouvir músicas em casa, festas ou eventos? Pode ser uma boa escolher um MiniSystem! O sistema conta com funções bem legais, como tocar CDs, acessar canais AM e FM ou pegar dados de som por cabo USB.
Um detalhe legal é que esse tipo costuma ser muito potente, além de ter uma qualidade que arrasa. Dá pra aproveitar bastante em churrascos, encontros com os amigos e até em momentos de lazer na sala de estar!
Já se quiser uma opção mais compacta pra ouvir música no quarto, por exemplo, pode gostar do MicroSystem. Ele conta com uma força menor de áudio, mas dá um show na hora de tocar as canções favoritas num ambiente tranquilo e aconchegante!
Sem falar que muitos desses equipamentos são compactos e portáteis. Alguns pesam só 1,3kg! Daí, fica fácil levar pra escola, faculdade, pra casa dos amigos ou trocar de cômodo pra carregar o som com você pra onde for!
A vitrola e o toca-discos são aparelhos de áudio que conseguem reproduzir sons que tão gravados em discos de vinil. Eles são ótimos pra quem gosta de ouvir os clássicos da música do jeitinho tradicional ou aproveitar canções num formato vintage!
A função é a mesma, mas tem algumas diferenças, viu? Na vitrola, tanto o prato giratório como a caixa de som ficam juntinhos no mesmo equipamento e funcionam em conjunto.
Já o toca-discos é uma versão mais moderna e tem esses recursos divididos. Ou seja, o alto-falante é separado da parte que lê o vinil. Uau! O bom é que, por causa disso, ele costuma contar com uma superpotência de qualidade e volume. Um sucesso!
Além de funcionar com um radiozinho clássico, a vitrola retrô ainda tá disponível com visuais bem bonitos. Algumas parecem uma maleta de madeira, outras lembram o painel de um carro e tem até tipos coloridos!
Jukebox é um equipamento eletrônico estiloso com um ar vintage que fez muito sucesso nos anos 1900. Ele consegue ler discos e tocar as músicas gravadas, mas quando você quer ouvir, precisa selecionar a faixa e colocar uma moeda. Uma gracinha!
Esse item era famoso em restaurantes, bares, lojas e até comércios próprios pra escutar canções. Vários filmes e novelas de época mostram o acessório como parte do cenário!
Gostou e quer conhecer mais detalhes sobre os aparelhos de som? Então, aproveita e dá uma olhadinha nas dicas que eu separei na matéria: Equipamentos de áudio: conheça!
Já na matéria Amplificador de potência: o que é? eu te mostro um acessório que pode ajudar a ouvir as músicas e instrumentos num volume bem alto.
Procurando equipamentos de áudio? As melhores opções tão aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!